Em 2024,serão somente três folgas com possibilidade de emenda no ano -  (crédito:  Gordon Johnson/Pixabay)

Em 2024,serão somente três folgas com possibilidade de emenda no ano

crédito: Gordon Johnson/Pixabay

Em 2023, o Brasil foi o país dos feriados prolongados. E como teve, alguns quase em sequência. Mas, em 2024, prepare-se, o calendário será diferente. A boa notícia é que o país ganhou mais uma folga, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. Assim, o próximo ano terá 10 feriados que contemplam a todos os cidadãos. A má é que vão ser somente três folgas com possibilidade de emenda no ano. O que pode ser ruim para muitos. 

Duas das folgas com chances de emendar ocorrem no primeiro semestre: 1º de janeiro, na segunda-feira, e 29 de março, na Sexta-feira Santa. Já a terceira será quase no fim de 2024, a Proclamação da República, em 15 de novembro, que vai dar numa sexta-feira. 

Leia mais: Preciso trabalhar no Natal e Ano-Novo? Veja regras para feriados após resolução do governo

Para desânimo de muitos, os demais feriados nacionais vão cair em sábados: o Dia da Independência, em 7 de setembro; a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro; e o Dia de Finados, em 2 de novembro. Já o Dia de Tiradentes, 21 de abril, será um domingo. Assim, imagina-se que a produtividade vai estar em alta em 2024, muito trabalho e pouco descanso pela frente.

Feriados nacionais

  • Janeiro: Ano Novo, Confraternização Universal (1º/1): segunda-feira
  • Março: Paixão de Cristo (29/3): sexta-feira
  • Abril: Tiradentes (21/4): domingo
  • Maio: Dia do Trabalhador (1º/5): quarta-feira
  • Setembro: Dia da Independência (7/9): sábado
  • Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10): sábado
  • Novembro: Dia de Finados (2/11): sábado; Proclamação da República (15/11): sexta-feira; Dia da Consciência Negra (20/11): quarta-feira
  • Dezembro: Natal (25/12): quarta-feira


Feriados facultativos

Para não jogar um balde de água fria em quem é louco por um feriado, há chances de descanso prolongado nas datas facultativas. Depende das regras de cada região do país.

Leia mais: Por que 8 de dezembro é feriado só em alguns estados e cidades do Brasil?

  • Carnaval, 13 de fevereiro (terça-feira): embora seja uma das principais festas do Brasil, o festa de Momo não é feriado nacional
  • Corpus Christi, 30 de maio (quinta-feira): a sexta-feira (31) pode se tornar ponto facultativo dependendo da legislação da região; caso não haja tal decreto, a folga não é obrigatória.