O foguete New Glenn, da Blue Origin, explodiu enquanto estava na plataforma de lançamento durante um teste em Cabo Canaveral, na Flórida, informaram nesta quinta-feira (28/5) veículos de imprensa dos Estados Unidos. 

A Blue Origin, empresa espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos, informou que o foguete New Glenn explodiu durante um teste de ignição dos motores. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido, segundo autoridades da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

"Registramos uma anomalia durante o teste de acionamento de hoje", disse a empresa em um breve comunicado publicado no X, acrescentando que "todo o pessoal foi localizado".

Equipes de emergência permaneceram no local por mais de uma hora após a explosão, mas as autoridades afirmaram que não havia ameaça relacionada à fumaça ou outros riscos potenciais.

O New Glenn havia sido retirado de operação em abril depois de colocar um satélite na órbita errada devido a uma falha no motor. Este seria apenas o terceiro voo do foguete, que a Blue Origin pretende utilizar em futuras missões para transportar módulos de pouso lunar da Nasa.

Moradores de cidades próximas, como Cabo Canaveral e Cocoa Beach, relataram tremores por volta das 21h no horário local. Nas redes sociais, usuários compartilharam vídeos e fotos de uma grande bola de fogo laranja vista da praia, onde o Complexo de Lançamento 36 é facilmente visível.

O foguete deveria decolar na próxima semana transportando satélites de internet da constelação Amazon LEO, projeto ligado à Amazon para ampliar a oferta de internet via satélite.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Com 98 metros de altura, o New Glenn fez sua estreia em 2025 e recebeu o nome de John Glenn, o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. O foguete é muito maior e mais potente do que os modelos New Shepard, usados pela Blue Origin para levar turistas até os limites do espaço em voos lançados do Texas. As causas da explosão ainda estão sendo investigadas.

compartilhe