Internacional

Paris alertou EUA sobre Musk ter usado ‘deepfakes’ de teor sexual o X

Promotoria de Paris afirmou que alertou os EUA sobre a possibilidade de o bilionário Elon Musk ter incentivado "deepfakes" de teor sexual no X

Publicidade
Carregando...

A Promotoria de Paris afirmou, neste sábado (21), que havia alertado as autoridades americanas diante da suspeita de que o bilionário Elon Musk teria incentivado os “deepfakes” de teor sexual no X (antigo Twitter) para aumentar “artificialmente” o valor da empresa.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

“A polêmica provocada pelos ‘deepfakes’ de conteúdo sexual explícito produzidos pelo Grok [a IA do X] poderia ter sido deliberadamente instigada com o objetivo de aumentar artificialmente o valor das empresas X e xAI”, declarou a Promotoria.

Isso teria ocorrido dessa forma em vista da “abertura de capital em junho de 2026 da nova entidade criada pela fusão” entre Space X e  xAI, acrescentou o órgão.

Os deepfakes são vídeos gerados por inteligência artificial (IA) com versões extremamente realistas de pessoas reais, muitas vezes figuras públicas.

A Promotoria informou que, na última terça?feira, entrou em contato com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, bem como com advogados franceses na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), órgão regulador dos mercados financeiros, para compartilhar suas preocupações.

Musk sob investigação

Desde o ano passado, as autoridades francesas investigam o X em razão de acusações de que seu algoritmo teria sido utilizado para interferir na política francesa.

A investigação passou a incluir também um inquérito sobre a disseminação, pela ferramenta de IA Grok, de negacionismo do Holocausto e de vídeos falsos de teor sexual.

Em fevereiro, as autoridades francesas convocaram Musk para uma “entrevista voluntária” e revistaram os escritórios locais do X, gesto que o bilionário classificou como “ataque político”.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O Reino Unido e a União Europeia também abriram investigações sobre a criação de deepfakes sexualizados de mulheres e crianças pelo chatbot de IA de Musk, o Grok.

Tópicos relacionados:

empresas eua franca internet justica musk tecnologia x

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay