A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou na madrugada deste sábado (3/01) desconhecer o paradeiro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, e exigiu uma "prova de vida" de ambos após o ataque dos Estados Unidos ao país caribenho.

"Diante dessa situação brutal e diante desse ataque brutal, nós desconhecemos o paradeiro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores", declarou Rodríguez em um áudio transmitido pela televisão.

Minutos antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu Exército capturou e retirou da Venezuela Maduro e sua esposa após a realização de um "ataque em grande escala" contra a nação caribenha.

"Exigimos do governo do presidente Donald Trump prova de vida imediata do presidente Maduro e da primeira-dama", declarou Rodríguez no áudio.

A vice-presidente é a primeira na linha de sucessão do poder na Venezuela.

Rodríguez reiterou que os "planos de defesa integral da nação" permanecem ativos, depois que o governo de Maduro denunciou uma "gravíssima agressão militar" por parte dos Estados Unidos e decretou estado de exceção.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

As primeiras explosões em Caracas foram ouvidas por volta das 02h00 (03h00 de Brasília), constataram jornalistas da AFP na capital. Várias cidades do país também foram bombardeadas.

compartilhe