O FIM ESTÁ PRÓXIMO?

Fim do mundo? Profecia diz que cometa vai atingir a Terra até o fim do ano

Alerta foi feito por líder espiritual desaparecido em 2001; seguidores acreditam no evento celestial enquanto a NASA não detecta nenhuma ameaça

Publicidade
Carregando...

O líder espiritual paquistanês Riaz Ahmed Gohar Shahi previu, em 2000, que o mundo acabaria em 2025. A profecia, que voltou a ganhar força nas redes sociais, diz que um cometa vai atingir a Terra até o fim do ano, no que seria “o último dia deste mundo”. No entanto, a NASA, a Agência Especial dos EUA, não detecta nenhuma ameaça.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A previsão, considerada controversa até mesmo entre grupos religiosos, aparece no livro “A Religião de Deus”, publicado em 2000. O líder espiritual, que desapareceu misteriosamente em 2001, afirma que o impacto era esperado para ocorrer entre 20 e 25 anos após a publicação.

Segundo os seguidores de Shahi, reunidos na Fundação Messias Internacional (MFI), a colisão do cometa seria um julgamento celestial. O evento desencadearia terremotos massivos, tsunamis e um colapso social generalizado, provocado pela decadência moral da humanidade e por guerras intermináveis.

Ciência nega risco

No entanto, a realidade científica aponta para uma direção diferente. A NASA e outras agências espaciais monitoram o céu constantemente e não anunciaram nenhum objeto que represente uma ameaça iminente ao planeta. O objeto interestelar mais notável que passará pelo sistema solar em 2025, o 3I/ATLAS, estará a seguros 274 milhões de quilômetros de distância.

Asteroides que já geraram preocupação no passado, como o Apophis, foram recentemente removidos da lista de risco da agência americana após cálculos mais precisos de sua órbita.

Quem foi o autor da profecia

Riaz Ahmed Gohar Shahi fundou diversos movimentos para disseminar seus ensinamentos sobre “amor divino”. A figura, porém, sempre foi cercada de polêmicas. Ele se autoproclamou o aguardado Imam Mahdi, Jesus Cristo reencarnado e até mesmo o avatar hindu Kalki.

Essas declarações foram classificadas como heresia por muçulmanos ortodoxos e levaram a acusações de blasfêmia no Paquistão, onde seus livros e organizações foram banidos em 2000. Um ano depois, em setembro de 2001, ele desapareceu em Londres, mas os seguidores acreditam que ele apenas se escondeu do mundo.

Para dar credibilidade à sua previsão, Shahi escreveu que um fragmento do cometa já havia atingido Júpiter. A única colisão significativa com o planeta antes da publicação do livro ocorreu em 1994, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 se despedaçou e foi atraído pela gravidade de Júpiter, um evento amplamente documentado.

O líder espiritual também criticava os governos por investirem bilhões em corridas espaciais em vez de combater a pobreza. No livro, ele questionou o benefício das missões à Lua e a outros planetas, argumentando que a ganância rompeu os laços da humanidade com o divino.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

De acordo com a imprensa internacional, o ressurgimento da profecia do fim do mundo chegou a influenciar fiéis a venderem todos os seus pertences, acreditando que seriam levados da Terra para escapar do Juízo Final.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

fim-do-mundo mundo religiao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay