Crocodilo mata banhista e nada na praia com corpo na boca
Chefes da equipe de resgate local comunicaram que receberam um relatório do ataque às 7h15 e chegaram ao espaço cerca de 45 minutos depois
Mais lidas
compartilhe
Siga noUm homem chamado Sadarwinata, de 51 anos, morreu ao ser atacado violentamente por um crocodilo na última última quinta-feira (27/3), deixando os demais frequentadores perplexos. O caso aconteceu na costa da Praia de Talise, em Sulawesi Central, na Indonésia.
O réptil estava seguindo o homem, que remava no mar próximo à praia, até que o ataque foi executado, fazendo as pessoas em volta assistirem, horrorizadas, a cena do animal abocanhando o indonésio e pressionando-o em suas mandíbulas.
Segundo o jornal britânico "The Mirror", testemunhas disseram que o chamaram quando o animal se aproximou, mas ele não conseguiu ouvi-los. O réptil então alcançou o nadador, antes de prendê-lo e espancá-lo em uma brutal agressão mortal. Chefes da equipe de resgate local comunicaram que receberam um relatório do ataque às 7h15 e chegaram ao espaço cerca de 45 minutos depois.
Em depoimento, Muh Rizal, chefe do escritório de busca e resgate da cidade, explica a situação: "Às 8h, a equipe de resgate chegou e enviou um drone térmico para monitorar os movimentos da vítima."
Leia Mais
Em imagens aéreas, o crocodilo é visto segurando o homem em sua boca enquanto nadava ao longo da costa. Os policiais que chegaram na praia começaram a atirar para libertar seu corpo.
Ainda segundo o "The Mirror", Sadarwinata estava nadando em um trecho da costa onde o animal já tinha sido visto naquele dia.
- México faz apreensão 'histórica' de hidrocarbonetos roubados
- Implante cerebral transforma pensamentos em fala quase em tempo real
- Oposição na Turquia denuncia 'maus-tratos' a estudantes detidos
Deny Abrahams, comissário sênior da polícia da cidade, conta: "De acordo com depoimentos de testemunhas oculares, a vítima estava nadando muito perto do crocodilo que já estava visível ao redor do local. Eles gritaram para avisá-lo, mas a vítima estava na água e não ouviu. Os esforços de resgate foram realizados rapidamente pela equipe conjunta. Um dos membros do Corpo de Brigada Móvel da Polícia de Sulawesi Central foi até forçado a atirar no crocodilo para fazê-lo soltar a vítima."
Sadarwinata foi puxado para a superfície e encontrado coberto de marcas profundas de mordidas. Mais tarde, foi enviado ao Hospital Bhyangkara para uma necropsia.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O que pode ter ocasionado a presença desse animal?
O arquipélago indonésio abriga 14 tipos de crocodilos, com uma grande população de espécies grandes e violentas.
Especialistas acreditam que os répteis foram levados para zonas mais próximas de assentamentos humanos devido à pesca excessiva, o que reduziu os suprimentos naturais de alimentos dos crocodilos. Eles também sofreram com perda de habitat devido ao desenvolvimento de áreas costeiras em fazendas.
A Indonésia tem o maior número de ataques de crocodilos de água salgada registrados no mundo, e números recentes apontam que pelo menos 1.000 incidentes ocorreram na última década.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, os ataques resultaram em mais de 450 perdas, acreditando-se ainda que muitos outros incidentes não foram relatados.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Regina Werneck