Minas aplicou mais de 82 mil doses da vacina contra dengue do Butantan
A aplicação do imunizante foi suspensa temporariamente após a identificação de 42 episódios de reações adversas graves e duas mortes suspeitas
compartilhe
SIGA
Até a aplicação da vacina contra dengue fabricada pelo Butantan ser suspensa temporariamente nessa segunda-feira (8/6), Minas Gerais administrou pouco mais de 82 mil doses do imunizante, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do estado (SES-MG). Ao todo, o estado recebeu 178 mil doses até o momento.
Leia Mais
A decisão pela suspensão, divulgada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, foi tomada após a identificação de 42 episódios de reações adversas graves registrados pelo sistema nacional de vigilância pós-vacinação e duas mortes suspeitas. A SES-MG informou que mantém contato com o Ministério da Saúde e seguirá as orientações da nota técnica, com a indicação das medidas que deverão ser adotadas e repassadas aos municípios.
Para aqueles que receberam a vacina do Butantan, a orientação é observar o estado de saúde por 21 dias após a aplicação. Em caso de sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, tontura, sonolência excessiva, sinais de desidratação ou piora do estado geral, procure atendimento médico imediatamente.
As doses em estoque devem ser separadas e permanecerão armazenadas, em condições adequadas de conservação e devidamente identificadas, sem utilização, até nova orientação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A Secretaria ressaltou ainda que a vacina Qdenga, fabricada pelo laboratório Takeda e utilizada desde 2024, não está suspensa. Este imunizante é destinado prioritariamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, considerando as duas doses do esquema vacinal.
Suspensão em Minas Gerais
Em Minas Gerais, pelo menos duas cidades estavam aplicando a vacina do Butantan: Belo Horizonte e Nova Lima. Na capital mineira a vacinação começou em 20 de fevereiro e já imunizou cerca de 3,5 mil profissionais de saúde, sem registro de eventos graves em Belo Horizonte, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH).
Já Nova Lima aplica o imunizante desde janeiro deste ano. Segundo a Prefeitura local, até o momento foram aplicadas 27.278 doses da vacina e houve três casos suspeitos de reações grave no município, que já foram descartados.
“Reforçamos que não houve confirmação de casos graves de reação ao imunizante em Nova Lima. No período, foram notificados apenas três casos suspeitos no município. No entanto, após avaliação técnica, nenhum deles foi classificado pelo Ministério da Saúde como Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) grave”, declarou a Prefeitura de Nova Lima por meio de nota.
O executivo municipal destacou que a suspensão demonstra o funcionamento adequado dos sistemas de farmacovigilância e monitoramento de eventos adversos pós-vacinação e que seguirá acompanhando a situação.
Além dos municípios mineiros, também receberam doses as cidades de Botucatu, em São Paulo, e Maranguape, no Ceará. O Estado de Minas questionou a SES-MG se outras cidades também receberam as doses da vacina do Butantan, mas não obteve resposta.
Casos de dengue
Até essa segunda-feira (8/6), Minas Gerais registrou 63.726 casos prováveis de dengue. Desse total, 32.590 casos foram confirmados para a doença e há 37 óbitos em investigação. Até o momento, há 22 mortes confirmadas por dengue no estado.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em Belo Horizonte, até o dia 3 de junho, foram confirmados 1.020 casos de dengue e uma morte, que ocorreu em janeiro. Há outros 1.805 casos notificados, pendentes de resultados de exames laboratoriais e avaliações epidemiológicas.