Moradores de diversos bairros de Belo Horizonte registraram uma forte ventania no fim da tarde desta quinta-feira (1º/1). A capital está em alerta para a possibilidade de ventos fortes, de até 50 quilômetros por hora, até a manhã desta sexta-feira (2/1).

Na estação Cercadinho, na Região Oeste, a velocidade do vento registrada foi de 33 km/h às 17h. No momento da chuva forte, foi registrada a velocidade de 100,8 km/h na mesma estação. Segundo a Defesa Civil de BH, a estação Cercadinho "está situada em local com altitude aproximada de cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, em área de mata e mais elevada da cidade. Essa elevação é superior à altitude média urbanizada de BH (cerca de 850 metros); por isso, os registros de vento e temperatura podem ser mais extremos nessa estação." Na Estação Pampulha, foram registrados ventos de 50 km/h.

No Bairro Funcionários, uma árvore de pequeno porte caiu no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas. Também na Região Centro-Sul, no Bairro Anchieta, moradores relataram estouro de transformadores da rede de energia elétrica. Já no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste da cidade, houve registro de pico de energia.

As fortes chuvas deixaram 9 mil imóveis sem energia na capital, informou a Cemig. Por volta das 20h30, cerca de 60% dos clientes afetados já tinham a energia normalizada.

"A Cemig informa que a rede de energia de Belo Horizonte suportou bem a ventania de mais de 100 km/h que atingiu a região Centro-Sul da capital. Foram registradas algumas ocorrências, as equipes já estão atuando, e o restabelecimento deve acontecer de forma gradativa nas próximas horas."

Às 19h20, pouco após o ápice das chuvas, a BHTrans informou que não havia registros de vias interditadas devido a alagamentos.

Mais chuvas

Em meio às condições adversas, e devido à possibilidade de pancadas de chuva forte a extremamente forte nas próximas horas, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas com alagamentos e não circule por vias inundadas ou próximas a córregos.

Além disso, a Defesa Civil recomenda que a população não atravesse ruas alagadas, nem deixe crianças brincando em enxurradas ou próximas a cursos d’água. Por conta da possibilidade de rajadas de vento, outra orientação é não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores. Atenção especial deve ser dada a áreas de encostas e morros.

Quais os cuidados durante a chuva?

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Como receber alertas de chuva?

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.

Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram, no endereço: defesacivilbh.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

compartilhe