Motoristas que trafegam por Minas Gerais já encontram uma nova tecnologia de fiscalização nas rodovias. O sistema, que mede a velocidade média dos veículos, já estava passando por testes na BR-050, no Triângulo Mineiro, e também começou a operar em caráter educativo na BR-040. A proposta é aumentar a segurança, mas a aplicação de multas ainda aguarda uma definição nacional.
A mudança busca coibir a prática de frear bruscamente apenas no ponto de fiscalização e acelerar logo em seguida, um comportamento de risco comum em trechos com radares convencionais.
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Como funciona o radar de velocidade média?
Os radares tradicionais registram a velocidade do veículo em um ponto fixo. Já os radares de velocidade média, operam calculando a velocidade ao longo de todo o trajeto monitorado.
Ao passar pelo primeiro ponto de fiscalização, o sistema registra o horário exato da passagem do veículo. Quilômetros à frente, outro equipamento faz a mesma captura. Com base nesses dois registros, um sistema calcula o tempo que o carro levou para percorrer a distância entre as duas câmeras.
Os aparelhos então determinam a velocidade média desenvolvida pelo veículo no percurso. Se esse valor for superior ao limite de velocidade regulamentado para a via, a infração de trânsito é caracterizada.
Onde está o novo radar e quando as multas começam?
Atualmente, o trecho monitorado pela nova tecnologia está localizado na BR-040, entre os KMs 545 e 551, sentido Belo Horizonte/Juiz de Fora. No entanto, a operação ainda está em fase educativa, o que significa que, por enquanto, os motoristas flagrados acima da velocidade média não estão sendo multados.
A aplicação de multas por esse tipo de radar depende de um processo regulatório que envolve, primeiro, a homologação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, posteriormente, discussão e regulamentação no Congresso Nacional.
Até o momento, não há um prazo definido para que esse processo seja finalizado. Portanto, enquanto a fase de testes e conscientização continua em Minas Gerais, a aplicação de penalidades permanece suspensa, aguardando a conclusão da homologação pelo Inmetro e posterior regulamentação pelo Congresso Nacional.
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Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
