INSALUBRE

Durante chuva forte, pacientes do Hospital João XXIII sofrem com vazamento

Vídeos feitos por funcionários mostram uma grande quantidade de água vazando do teto e pacientes amontoados nos corredores

Publicidade
Carregando...

Os pacientes do Hospital João XXIII sentiram os impactos da falta de manutenção do local, tendo que recorrer até a guarda-chuvas para se protegerem dos inúmeros vazamentos que inundaram os corredores do prédio neste domingo (23/11). A capital está sob alerta de pancada de chuva entre 30 e 50mm até segunda-feira (24).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Imagens feitas por funcionários do hospital mostram uma quantidade grande de água vazando das lâmpadas no teto e acumulando no chão, com os pacientes em macas no mesmo ambiente e dois homens em cima de bancos. Outro registro mostra uma mulher com um guarda-chuva para transitar pelos corredores. 

Em um dos vídeos ouve-se uma funcionária lamentando: “Acho que nosso computador queimou”. Também há registro do almoxarifado com caixas e equipamentos encharcados. 

Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), o cenário é de pânico tanto entre os pacientes quanto entre os funcionários. Os setores de emergência, bloco cirúrgico e farmácia foram afetados, e equipamentos de tomografia correm o risco de serem danificados pela água. 

Neuza Freitas, diretora do Sind-Saúde, afirmou que esta não é a primeira vez que o hospital sofre com vazamentos como este. "Este governo, conforme amplamente denunciado, não tem nenhum compromisso com a saúde pública, com a saúde dos mineiros, com este estado que vive literalmente um inferno no quesito saúde", declara.

Questionada pelo Estado de Minas, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), responsável pelo hospital, informou que alguns pacientes foram remanejados para outras alas, garantindo a segurança e continuidade da assistência.

Ainda segundo a Fhemig, a causa do vazamento foi o acúmulo de folhas que, com ventos fortes, teriam entupido as calhas do prédio. Também foi informado que a limpeza do sistema de escoamento será reforçada.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

"As equipes de manutenção e engenharia predial foram acionadas e já estão atuando nos reparos necessários. As intervenções emergenciais devem restabelecer o funcionamento adequado das áreas atingidas nas próximas horas", diz a nota.

Tópicos relacionados:

alagamentos bh chuva hospital-joao-xxiii saude

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay