Dia de Finados: IA ajuda visitante a encontrar localização exata do túmulo
Basta informar o nome do falecido via Whatsapp para descobrir a quadra e o jazigo de qualquer cemitério público de BH
compartilhe
SIGA
A tradição de visitar entes queridos no cemitério ganhou um novo aliado: uma ferramenta de IA que por meio do nome do falecido, estado e do cemitério onde ele se encontra, entrega em segundos o jazigo e a quadra, além de uma imagem com o mapa e a localização da sepultura pelo Google Maps. A tecnologia contempla todos os cemitérios públicos de Belo Horizonte.
Para usar o Grupo Zelo Mapa Cemitério, basta mandar uma mensagem pelo Whatsapp para o número (31) 99769-8770. Um bot (robô virtual) irá te responder, guiando a conversa e passando todas as informações.
Leia Mais
A iniciativa é do Grupo Zelo, que gere o Cemitério da Colina na capital mineira e Belo Vale, em Santa Luzia. Dois cemitérios privados da cidade e outros doze pelo Brasil, para os quais ela foi desenvolvida inicialmente.
O primeiro teste com usuários foi feito no Dia de Finados do ano passado, apenas nos espaços do grupo, e teve a adesão de mais de mil pessoas. Thiago Somavilla, gerente de Marketing da Zelo, contou que a ideia surgiu após notarem que muitos visitantes tinham dificuldade para encontrar os jazigos, precisando que funcionários os acompanhassem. Segundo ele, futuramente a empresa pretende incluir os dados de todos os cemitérios do Brasil.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Programação
Outra ação que a empresa fará utilizando bots, será o envio de um voucher para seus clientes como valor do Uber, incentivando a visita aos túmulos. A ação do Uber é específica para o cemitério Parque da Colina e só para novos clientes do plano prime. Neste domingo (2/11), também haverá missa celebrada por Dom Walmor, arcebispo de da arquidiocese de BH, às 10h no Cemitério da Colina.
- Conheça a história de 4 cemitérios tradicionais em BH
- Jazigo é violado e cadáver tem rosto queimado em cemitério de BH
Em seguida, haverão várias ações como famílias que irão soltar barcos em homenagem a seus entes queridos, o “Bonde do Abraço” identificados com a frase “Quer um abraço?” que trará acolhimento emocional aos presentes e uma árvore onde todos podem deixar uma mensagem escrita para as pessoas que perderam. No cemitério Belo Vale, haverá uma chuva de pétalas às 11h.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Humberto Santos