Cidade mineira sofre ataque cibernético e tem valores públicos desviados
Os cofres municipais foram alvo de ataque digital; prefeitura e autoridades investigam desvios
compartilhe
SIGA
A Prefeitura de Monte Sião (MG), Sul do estado, foi vítima, na tarde de segunda-feira (29/9), de um ataque cibernético direcionado às contas bancárias municipais. O incidente resultou na transferência ilícita de valores dos cofres públicos, causando prejuízo financeiro direto à administração.
De acordo com o Chefe de Governo, Planejamento e Gestão, Roberto Talarico o ataque foi identificado ainda na tarde de segunda-feira (29/9) e, imediatamente, a prefeitura acionou a Caixa Econômica Federal para contestar administrativamente as transações e tentar recuperar o dinheiro.
“Também reportamos os fatos à Polícia Militar e à Polícia Federal para investigação criminal, rastreamento das transações e identificação dos responsáveis”, afirmou Talarico.
Leia Mais
Na terça-feira (30/9), o prefeito, acompanhado da Advocacia-Geral do Município e da Secretaria de Finanças, esteve na sede da Polícia Federal para colaborar com as diligências e fornecer as informações necessárias à investigação.
Medidas adotadas
A administração municipal destacou uma série de medidas emergenciais para conter os efeitos do ataque:
-
Bloqueio das contas comprometidas;
-
Alteração de senhas de acesso;
-
Substituição de discos rígidos de computadores de servidores afetados;
-
Implementação de protocolos adicionais de segurança cibernética;
-
Instauração de procedimento administrativo de sindicância para apuração de condutas e responsabilidades internas.
Impactos
Ainda não há detalhes sobre a quantia exata transferida nem sobre a recuperação total ou parcial dos valores. Talarico afirmou que a equipe técnica está realizando levantamento detalhado e cruzando informações com a Caixa Econômica Federal. Assim que os dados forem consolidados, a prefeitura prestará esclarecimentos à população.
Segundo a administração, os possíveis impactos incluem interrupção temporária de serviços municipais dependentes de sistemas financeiros, prejuízos orçamentários, necessidade de remanejamento de recursos e potencial risco de vazamento de dados de servidores e cidadãos.
A Prefeitura também divulgou nota oficial aos moradores garantindo que nenhum serviço será totalmente paralisado e que nenhum servidor será penalizado em função do ataque. “Podemos tranquilizar a população de que todas as medidas estão sendo tomadas para que o contribuinte não seja afetado”, disse Talarico.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Caixa Econômica Federal informou que está prestando atendimento à Prefeitura de Monte Sião e adotando medidas para apurar o incidente. Segundo o banco, em casos de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível registrar pedido de contestação em qualquer agência, que será analisado por uma equipe especializada.
As informações sobre cada caso são consideradas sigilosas e repassadas apenas à Polícia Federal e demais órgãos competentes. Caso seja constatada a fraude, o valor envolvido será ressarcido. O banco acrescentou que monitora de forma contínua seus produtos, serviços e transações bancárias, e dispõe de políticas, procedimentos, tecnologias e equipes dedicadas à segurança dos dados e das operações.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Juliana Lima