
Avião da FAB com imigrantes deportados dos EUA pousa em Confins
Voo partiu do Aeroporto de Fortaleza (CE) com 111 repatriados, evitando que ficassem algemados em território nacional
compartilhe
Siga noA aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com imigrantes deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, às 21h30 desta sexta-feira (7/1). O voo partiu do Aeroporto de Fortaleza (CE) com 111 repatriados, evitando que ficassem algemados em território nacional.
O avião que aterrissou no Ceará decolou de Alexandria, localizada no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, fazendo uma parada técnica em Porto Rico antes de seguir diretamente para a capital cearense.
Maria*, de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, aguardava o marido, que estava no voo. Ele tentou atravessar a fronteira e foi apreendido pelas autoridades norte-americanas. “Ficou preso por quatro meses e passou muita dificuldade com alimentação. Investiu 38 mil no coiote e foi preso na fronteira. Voltou algemado. Agora vamos recomeçar, vida nova”, contou.
-
06/02/2025 - 13:31 Próximo voo com deportados dos EUA vai pousar em Fortaleza e BH -
06/02/2025 - 15:39 Trabalhador morre atropelado enquanto sinalizava obra na MG-050 -
07/02/2025 - 11:45 Novo voo com deportados chega nesta sexta em Fortaleza com 111 passageiros
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT), esteve no aeroporto para receber os repatriados e afirmou que, após negociações com o governo norte-americano, conseguiu garantir que mulheres e crianças viajassem sem algemas. “Lá eles são deportados, aqui são repatriados”, disse.
- 'Medo de morrer', 'tratado igual cachorro'; o que dizem os brasileiros deportados
- Flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos brasileiros': o que disse Brasil sobre algemados em voo de deportação dos EUA
- Imigrantes brasileiros ilegais temem deportação após decretos de Trump
O Serviço Social Autônomo de Minas Gerais (Servas) preparou kits com alimentos, cobertores e produtos de higiene para o grupo. Os repatriados que não tiverem recursos para voltar às suas cidades receberão auxílio do governo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Essa é a segunda aeronave com deportados a pousar no Brasil desde a posse do presidente norte-americano Donald Trump (Republicanos). O primeiro voo, em 25/1, trouxe 158 passageiros, fez um pouso técnico em Manaus e seguiu para Confins.