BALANÇO

Homicídios disparam e crimes violentos aumentam em Minas Gerais

Dados divulgados pela Sejusp apontam um salto de 22,2% nesse tipo de crime apenas em Belo Horizonte no ano passado

Publicidade

Mais lidas

Os registros de homicídios - que são os crimes considerados mais graves - aumentaram 4,6% em Minas Gerais e dispararam em Belo Horizonte (22,2%) e na Grande BH (16,1%), no comparativo entre os anos de 2024 e 2023.

As ocorrências de assassinatos intencionais ou não subiram em Minas Gerais de 2.517 registros em 2023 para 2.635 no ano seguinte, de acordo com dados recém-liberados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Nas cidades da Grande BH, sem contar a capital mineira, o aumento foi de 521 para 605 registros no mesmo período, enquanto que em BH passou de 270 para 330.

O número de registros de crimes violentos em Minas Gerais aumentou de 31.913 em 2023 para 32.209 em 2024. Em Belo Horizonte, ocorreu uma redução de 8.977 registros de crimes violentos em 2023 para 8.786 em 2024, segundo as informações da Sejusp.

A queda também foi registrada nos municípios da Grande BH, sem contar a capital mineira. De 6.342 registros em 2023 para 6.315 ocorrências no ano seguinte.

O aumento em Minas Gerais beira a estabilidade por ser de 0,9%, enquanto a redução em Belo Horizonte chega a 2,12% e na Grande BH sem a capital mineira a 0,4% menos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

A Sejusp considera crimes violentos os registros consumados e tentados de estupro, estupro de vulnerável, extorsão consumado, extorsão mediante sequestro consumado, homicídio , roubo, sequestro e cárcere privado. 

Mortos

O quantitativo de pessoas mortas por homicídios também disparou. Em Minas Gerais subiu de 2.605 em 2023 para 2.767 no ano seguinte. Um índice de 9,9% de ampliação.

Já na Grande BH sem a capital mineira foram 521 homicídios em 2023 e 649 em 2024, um aumento de 24,5%. Em Belo Horizonte o aumento de vítimas foi ainda mais expressivo, passando de 270 para 342 (26,6%) no mesmo período, segundo dados da Sejusp.

Em nota, a Sejusp informou que as "forças de segurança acompanham diariamente os índices de criminalidade nos 853 municípios mineiros, em busca de estratégias integradas que possam minimizar ou reduzir os impactos da ação criminosa em todo o Estado, a partir de ações preventivas, repressivas e ostensivas de redução de mortes".

Leia a íntegra da nota da Sejusp

As Forças de Segurança de Minas Gerais acompanham diariamente os índices de criminalidade nos 853 municípios mineiros, em busca de estratégias integradas que possam minimizar ou reduzir os impactos da ação criminosa em todo o Estado, a partir de ações preventivas, repressivas e ostensivas de redução de mortes. 
Vale destacar o trabalho coercitivo e preventivo realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em todo o estado, com destaque para as Patrulhas de Prevenção a Homicídios e para a Gestão de Desempenho Operacional (GDO) – ações que mapeiam locais e possíveis infratores e determinam tendências do acontecimento do crime, para uma repressão qualificada dos atos criminosos.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na área investigativa, também desenvolve estratégias de combate à criminalidade por meio do seu serviço de Inteligência e de Tecnologias, potencializando forças em estratégias integradas de segurança pública com o Ministério Público e Poder Judiciário.
Por fim, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza uma grande ação preventiva ao crime de homicídio, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade, comunidades e favelas do Estado, com o programa Fica Vivo! – que envolve jovens de 12 a 24 anos de comunidades de várias cidades de Minas Gerais. 
Para citar outras importantes ações, vale mencionar, também, a criação da Agência Central de Inteligência, para maior coordenação e trocas de informações que ampliam o cerco ao crime. A Agência coordena todas as inteligências das forças de segurança do Estado é a responsável pelo mapeamento de organizações criminosas e indicações de ações que possam atuar como pronta resposta ao crime. 

Tópicos relacionados:

crimes-violentos homicidios minas-gerais

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay