Manifestantes na Marcha da Maconha de 2023 -  (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/DA. Press)

Manifestantes na Marcha da Maconha de 2023

crédito: Gladyston Rodrigues/EM/DA. Press

Belo Horizonte recebe a 16ª edição da Marcha da Maconha neste sábado (11/5), data em que é celebrado o Dia Nacional do Reggae. O movimento, que reivindica sobretudo a descriminalização do uso da planta, irá ocorrer na Praça Rui Barbosa, em frente à Praça da Estação, na Região Central da capital mineira. A concentração começa às 13h e a caminhada, em direção à Praça da Liberdade, tem início às 16h20. 


“Embora a luta ainda seja longa em nosso país, felizmente uma parcela cada vez maior da população se conscientiza da necessidade de abrir o diálogo sobre o assunto, considerando que a proibição só traz prejuízos e tem sido um instrumento para oprimir negros e pobres no país”, defende o movimento no Instagram da marcha.


O evento deste sábado também protesta contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que criminaliza porte e posse de qualquer quantidade de drogas (45/2023), conhecida como PEC das Drogas, de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Seguiremos na luta e nas ruas pressionando nosso Congresso e nosso Supremo Tribunal Federal para que o Brasil se torne mais um dentre os vários países que reconheceram a importância da legalização da maconha.”


Nas mídias sociais, a organização confirma que a marcha contará com a presença de advogados, sinalizados com coletes, para “dar todo suporte jurídico, para que não haja arbitrariedade e para que seja tudo dentro da legalidade.”

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Fernanda Borges