GREVE

UEMG: professores entram em greve por tempo indeterminado na próxima quinta

De acordo com seção sindical, decisão foi tomada 'devido à intransigência do governo em negociar e atender as reivindicações da categoria'

Publicidade

Os professores da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) vão entrar em greve a partir da próxima quinta-feira (2/5), informou a Associação dos Docentes da UEMG (ADUEMG) nesta segunda-feira (29/4) depois de finalizada a assembleia geral com os docentes. De acordo com a seção sindical, a decisão foi tomada "devido à intransigência do governo em negociar e atender as reivindicações da categoria".

"A histórica assembleia deliberou por ampla maioria dos presentes (92,2%) pelo início da greve por tempo indeterminado", informou a ADUEMG em nota, acrescentando que uma nova assembleia geral já está marcada para 8 de maio em Belo Horizonte.

Além da recomposição salarial, dentre as reivindicações está o Projeto de Lei 875/2023, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público de profissional para o exercício das funções de magistério da administração pública direta.

O assunto foi debatido na quarta-feira (24/4) entre os docentes e representantes do governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), da Secretaria de Governo (SEGOV) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

"A proposta original do governo abria a possibilidade da SEPLAG em não pagar os contratados de acordo com a titulação máxima apresentada no ato da contratação, como acontece na UEMG até então. Nesta reunião, a representante da SEPLAG confirmou que o objetivo era pagar pela titulação mínima exigida em Edital. Após muita pressão da ADUEMG e da ADUNIMONTES, garantiu-se a defesa do direito ao recebimento de acordo com a titulação máxima do contratado", pontuou a ADUEMG.

A reportagem entrou em contato com o governo de Minas e aguarda retorno.

Tópicos relacionados:

greve minas-gerais universidade

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay