Secretário Leônidas Oliveira afirma em coletiva de inauguração da nova sede da FAOP no CAP em Belo Horizonte -  (crédito: Leo Bicalho/Divulgação)

Secretário Leônidas Oliveira afirma em coletiva de inauguração da nova sede da FAOP no CAP em Belo Horizonte

crédito: Leo Bicalho/Divulgação

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) inaugurou nesta segunda-feira (8/4) uma nova unidade no espaço do Centro de Arte Popular (CAP), integrante do Circuito Liberdade, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de BH. O Termo de Cooperação Técnica celebrado entre as instituições e o governo do Estado estabelece a terceira unidade física da fundação fora da cidade barroca. 

 

Leia também: Rainha da Sucata, em BH, e antigo prédio de Ouro Preto serão ocupados pelo TJMG

 

Na capital mineira, ações em prol da conservação de bens culturais já estão previstas. De terça (9/4) a sexta-feira (12/4), a oficina de Introdução à Preservação e Conservação de Bens Culturais será ministrada na nova sede, com inscrições gratuitas que se esgotaram em poucas horas. Ao longo de 2024, outras atividades estão programadas, como cursos e exposições permanentes, incluindo o Curso Técnico de Conservação e Restauro.

 

“O Circuito Liberdade é líder em visitação no país e muitos de seus equipamentos, na América Latina. A FAOP traz para o Circuito mais de 50 anos de história na artes e, de forma especial, nos ofícios de Minas. Ofícios que dialogam fortemente com o de Arte Popular. Juntos, marcarão um novo tempo para a cultura popular de Minas Gerais”, diz Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

Leia também: Vago há 13 anos, palacete em Belo Horizonte é cedido pelo governo ao TRF-6

 

Além das unidades físicas em Ouro Preto, Paracatu, Guaxupé e BH, a Fundação de Arte de Ouro Preto estabelece parcerias com diversos municípios mineiros. Em 2023, a instituição esteve presente com ações e projetos variados, de visitas técnicas a palestras, oficinas e cursos rápidos em 80 cidades. 

 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa