Cheia de uma represa fez com que a água começasse a passar por cima da barragem, levando partes do maciço -  (crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Cheia de uma represa fez com que a água começasse a passar por cima da barragem, levando partes do maciço

crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma barragem de água da fazenda Cecília, na zona rural de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, se rompeu na manhã deste domingo (24/3) em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região. Ninguém ficou ferido. 

 

Segundo a Defesa Civil estadual, seis pessoas, que integram duas famílias, ficaram desalojadas. Diversos peixes foram achados mortos pela equipe. O órgão estadual diz ainda que a cheia da represa fez com que a água começasse a passar por cima da barragem, levando partes do maciço. 

 

 

Com isso, a área central do talude começou a se desmanchar, ocorrendo o rompimento lento e continuo de parte da estrutura. No entanto, a Defesa Civil garante que não há mais risco.

 

Leia também: BH está em alerta de pancadas de chuva forte

 

O Corpo de Bombeiros informou que, por meio de sobrevoo de drone, foi identificada uma área varrida de 1 km. Maquinários foram empenhados para realizar uma abertura lateral na barragem e, assim, aumentar a vazão da água. 

 

Proprietário de fazenda diz ter licenças

 

Ainda de acordo com os bombeiros, uma estrada que dá acesso à fazenda foi totalmente destruída. O dono da propriedade alegou aos militares que a barragem possui as devidas licenças ambientais, incluindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

 

Uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente de Unaí ficou responsável por levantar os impactos ambientais e registrá-los na ocorrência.