Galeria pluvial do condomínio não suportou o grande volume de água e se rompeu, diz Corpo de Bombeiros -  (crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Galeria pluvial do condomínio não suportou o grande volume de água e se rompeu, diz Corpo de Bombeiros

crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cerca de 150 pessoas que residem em 48 apartamentos em um condomínio em Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, ficaram desalojadas após as fortes chuvas que atingiram a cidade desde o início da tarde dessa sexta-feira (22/3), informou o Corpo de Bombeiros neste sábado (23/3).

 

Conforme os militares, a galeria pluvial do condomínio não suportou o grande volume de água e se rompeu, empurrando o muro, que tombou mais de 45 graus e quase encostou nos prédios.

 

 

 

Em razão do risco iminente, as famílias foram orientadas a sair dos imóveis. Até o momento, não foi necessário alocá-las em abrigos municipais, pois todas foram para casas de amigos e familiares, explicam os bombeiros, acrescentando que o engenheiro da construtora compareceu ao local. A empresa responsável iniciou as obras de reconstrução do muro nesta manhã.

 

Ruas e avenidas alagadas

 

Ruas de diversos bairros da cidade foram alagadas em decorrência do temporal. Conforme a Prefeitura de Pará de Minas, a Avenida Presidente Vargas, nas proximidades da Rua Dr. Celso Charuri, no Bairro Senador Valadares, teve que ser interditada devido ao grande volume de água.

 

Leia também: Chuva alaga hospital de pacientes com dengue em BH

 

Equipes da administração municipal, assessoria de Defesa Social, Coordenadoria de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros criaram um gabinete para enfrentamento das ocorrências em decorrência do temporal.

 

Chuva em Minas: 87% do estado está em alerta

 

Um total de 745 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte e a Grande BH, está sob alerta até o fim de domingo (24/3) para chuvas fortes, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã deste sábado. O montante representa 87,2% do estado. Veja lista aqui. 


Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda, devendo-se permanecer dentro do automóvel durante a chuva, já que os veículos oferecem excelente proteção contra raios, completa o Corpo de Bombeiros.

 

Dentro de casa, a orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, o cidadão pode ligar para a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros por meio dos números 199 e 193, respectivamente.