Unidade móvel de oncologia -  (crédito: Samuel Ramos/Divulgação)

Unidade móvel de oncologia

crédito: Samuel Ramos/Divulgação

Uma equipe especializada em oncologia irá percorrer Minas Gerais em uma unidade móvel oferecendo atendimentos e exames para diagnosticar casos de câncer. A iniciativa, totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi lançada neste sábado (9/3), no Instituto de Oncologia da Santa Casa Belo Horizonte, na Região Centro-Sul da capital.

A expectativa é de que a unidade móvel realize, em média, 1.750 atendimentos por mês. O projeto, idealizado pela Casa de Acolhida Padre Eustáquio, em parceria com a Santa Casa de BH, conta com uma equipe multidisciplinar com foco em educação, prevenção e identificação de casos suspeitos de câncer.

O serviço é equipado com estrutura para realização de exames como mamografia e raio-x. As ações serão personalizadas e desenhadas em conjunto com os gestores de cada cidade. “Iniciamos com reuniões para negociações organizacionais com os gestores locais, identificação das necessidades, definição do escopo logístico, entre outros”, detalha Lorena Lima, gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH.

O projeto também prevê a capacitação das equipes de atenção primária das cidades e monitoramento das famílias atendidas. A Santa Casa, no entanto, não detalhou o cronograma de visitas às cidades.