Confusão entre alunos do Colégio Santa Maria, no Bairro Nova Suíça, termina em agressão -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Confusão entre alunos do Colégio Santa Maria, no Bairro Nova Suíça, termina em agressão

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

Uma confusão entre alunos do Colégio Santa Maria, no Bairro Nova Suíça, na Região Oeste de Belo Horizonte, terminou em agressão, nessa quinta-feira (7/3). A briga teria sido motivada após um aluno, do 3º ano do Ensino Médio, ser acusado de injúria racial. Um boletim de ocorrência foi registrado, depois que o adolescente teria sido agredido por um colega.

 

Conforme o registro da Polícia Militar, a corporação foi acionada na manhã desta sexta-feira (8/3), para uma ocorrência de agressão. O adolescente, de 17 anos, acompanhado da mãe, alegou que ontem, enquanto saia da escola, foi atacado por outro jovem.

 

O ataque teria sido motivado, depois que um grupo de alunos divulgou em grupos de WhatsApp, que a vítima teria cometido injúria racial contra um colega de sala durante uma apresentação. Ele teria imitado um macaco.

Ainda segundo o adolescente, que negou as acusações, ele e o grupo já tiveram atritos anteriores e, desde então, tem sido vítima de informações falsas. Aos policiais, o diretor da escola afirmou que já tomou ciência dos fatos.

Leia também: Dengue em BH: Barreiro é a região com mais casos confirmados

Aluno envolvido contesta versão

O jovem indicado como autor da agressão no boletim de ocorrência procurou a reportagem do Estado de Minas para negar a situação. Segundo ele, que é amigo do aluno vítima da suposta injúria racial, não é a primeira vez que o amigo sofre com situações parecidas.

 

Durante a semana, outros colegas se juntaram para fazer uma manifestação pacífica no pátio do colégio. Todos usaram camisas pretas para demonstrar apoio ao amigo vítima da injúria racial.

 

Segundo o jovem, no dia da suposta agressão, ele estava a caminho da escola e, ao chegar perto do colégio, o aluno acusado de injúria racial se aproximou e passou a chutá-lo e puxar seu pescoço. “Eu não revidei, não falei nada. Não encostei nele, tentando tirar ele de cima de mim”.

 

A confusão foi separada pelo pai de um outro colega que, segundo o jovem, é testemunha da situação.

Colégio falou sobre o caso

A reportagem procurou o Colégio Santa Maria, que informou que está tomando “sem pré-julgamentos, os cuidados necessários” para verificar as acusações de racismo envolvendo os alunos. “De natureza católica e humanística, o Colégio Santa Maria Minas repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, prezando sempre por um ambiente escolar seguro e acolhedor para que todos os membros de sua comunidade escolar sintam-se protegidos, respeitados e valorizados”.

 

Em nota, a Polícia Civil informou que o fato está em apuração. A PCMG esclarece que a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao adolescente (DOPCAD) está realizando os trabalhos necessários, com intuito de elucidar o caso.