Prefeitura corta árvores no entorno do Mineirão para circuito de rua da Stock Car -  (crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)

Prefeitura corta árvores no entorno do Mineirão para circuito de rua da Stock Car

crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press

A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida, criticou, nesta segunda-feira (4/3), a escolha do entorno do Mineirão, na Região da Pampulha, para sediar uma etapa da corrida da Stock Car, em agosto deste ano.

 

“Não há como se fazer uma corrida de Stock Car, praticamente, dentro da UFMG. Se hoje nós já não conseguimos chegar porque foi bloqueada uma parte só da universidade, imagina o que vai acontecer durante a semana toda em que eles vão utilizar esse espaço?”, disse ela, em publicação de vídeo no Instagram.

 

Na manhã desta segunda, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), continuou o trabalho de corte de árvores no entorno do Mineirão. A retirada das árvores seria uma das medidas de segurança para a realização da corrida. Para fazer o serviço, a universidade afirma que o acesso do campus foi dificultado.

 

No vídeo, a reitora diz que a universidade é um espaço de preservação ambiental. “Temos uma estação ecológica dentro da UFMG. Temos também o Hospital Veterinário. Aqui é uma área hospitalar. É um hospital de animais, de seres vivos, e que devem receber o mesmo respeito que damos para as pessoas. É um lugar também que temos nossos biotérios, utilizados para pesquisas e que serão afetados.”

 

Leia também: Stock Car: Fuad diz que ‘BH precisa estar no mapa mundial do esporte’

 

Ela reforça que a comunidade acadêmica é feita por um número muito grande de pessoas, que serão afetados pelo evento. “Sem falar na comunidade que vive nas imediações e que tem contatado a UFMG e pedido nossa intervenção. Aqui não é um espaço para se fazer um evento dessa natureza. Entendemos a relevância do evento para Belo Horizonte, mas esse espaço tem que ser escolhido com muita cautela e também com muita consideração para com as pessoas que vivem na e pela cidade. A UFMG vive pela cidade”, completou.

Estava agendada para esta tarde uma reunião entre a reitora e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Não é possível saber se a fala da reitora aconteceu antes ou depois da reunião. A reportagem procurou a PBH para saber o que foi discutido no encontro e qual o posicionamento do Executivo Municipal em relação às declarações da reitora e aguarda retorno.