O UBV utiliza o mesmo produto dos carros de fumacê, porém, a estratégia de aplicação é mais eficiente -  (crédito: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press- 15/03/2018)

O UBV utiliza o mesmo produto dos carros de fumacê, porém, a estratégia de aplicação é mais eficiente

crédito: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press- 15/03/2018

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fará aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) na regional Venda Nova, na manhã desta terça-feira (5/3). A ação pretende bloquear a transmissão da dengue, chikungunya e zika, combatendo o mosquito Aedes aegypti.

O UBV utiliza o mesmo produto dos carros de fumacê. No entanto, a estratégia de aplicação é mais eficiente, segundo a PBH. Em vez de utilizar veículos para a dispersão do produto, equipes do Controle de Zoonoses são equipadas com bombas costais motorizadas e aplicam o inseticida de forma direcionada em pontos específicos das casas, como garagens e quintais.

A aplicação do inseticida é indicada para combater o mosquito já na fase adulta, no período em que a fêmea do Aedes transmite a doença. Já a escolha da regional é feita com base em uma avaliação técnica. Conforme o último balanço da PBH, Venda Nova é a região com mais casos suspeitos, chegando a 6.068.

Para se preparar, os moradores devem tomar cuidados como tampar alimentos e manter portas e janelas dos imóveis abertas.

Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde, até esta segunda-feira (4/3), BH tem 52.188 casos prováveis de dengue, sendo 9.867 confirmados. Já são 11 registros de mortes e 20 óbitos em investigação pela doença.