Secretaria de Saúde estima que mais de 48 mil crianças de 10 e 11 anos estão aptas para receber o imunizante -  (crédito: PBH/Divulgação)

Secretaria de Saúde estima que mais de 48 mil crianças de 10 e 11 anos estão aptas para receber o imunizante

crédito: PBH/Divulgação

Mais de 12 mil crianças entre 10 e 11 anos que moram em Belo Horizonte já foram vacinadas contra a dengue até este sábado (2/3). O quantitativo representa cerca de 25% do total elegível à vacinação para essas duas idades. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde estima que mais de 48 mil crianças estão aptas para receber o imunizante. Somente hoje foram aplicadas 601 doses da vacina, a Qdenga, para o público infantil.

No entanto, os nove centros de saúde estiveram abertos para atendimento médico à população, independentemente da idade. A orientação é buscar os postos diante dos seguintes sintomas: febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas e vômitos.

Vacinação de crianças segue na segunda-feira (4/3)

A imunização de crianças de 10 e 11 anos segue na segunda-feira (4/3) em 152 centros de saúde (veja aqui os endereços). Por enquanto, somente esse público está sendo vacinado. O esquema vacinal, vale dizer, é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.

Leia também: Número de casos de dengue aumenta 16% em três dias em BH

A vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente. Quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal.

Centros de saúde abertos neste domingo

Dezesseis centros de saúde vão seguir abertos neste domingo (3/3) para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. Treze dessas unidades funcionarão das 7h às 22h e as outras três das 7h às 19h. Outra opção é o hospital de campanha implantado pela Prefeitura na regional Norte da cidade, que funciona diariamente, 24 horas por dia, e possui um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA).

As pessoas com sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também podem procurar os três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) instalados nas regionais Barreiro e Venda Nova – com funcionamento durante 24h – e Centro-Sul, que atende das 7h às 22h. Veja aqui todos os endereços disponíveis.