Ipsemg relatou um aumento no número de casos de dengue em seu hospital em Belo Horizonte -  (crédito: Ipsemg/Divulgação)

Ipsemg relatou um aumento no número de casos de dengue em seu hospital em Belo Horizonte

crédito: Ipsemg/Divulgação

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) publicou, neste sábado (2/3), dois editais de chamamento público para a contratação emergencial e temporária de profissionais para o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP). A instituição quer ampliar o atendimento aos casos de dengue e outras arboviroses em sua rede própria.

A contratação emergencial vai durar conforme a vigência da situação de emergência em saúde pública decretada pelo governo do Estado, ainda no final de janeiro. “O Ipsemg já vem atendendo em sua rede a uma demanda maior de beneficiários. Com esses profissionais, será possível abrir uma ala específica no HGIP para atender pacientes com sintomas de dengue que procuram nosso pronto-socorro”, destacou o presidente do Instituto, André dos Anjos.

Os editais foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais prevendo a contratação de 60 profissionais, mas já haviam sido anunciados pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, no final de fevereiro.

Os editais de chamamento público n°001/2024 e n°002/2024 estão disponíveis no site do Ipsemg. O primeiro recebe inscrições até o dia 9 de março, enquanto o prazo do segundo termina no dia 5.

Segundo o Ipsemg, houve um aumento expressivo de atendimento a casos de arboviroses no HGIP. O instituto possui 877 mil beneficiários da assistência à saúde, de acordo com dados de dezembro de 2022. 

Dados da dengue em Minas

Segundo o painel de monitoramento das arboviroses do Governo de Minas, até o fim da tarde deste sábado (2/3), Belo Horizonte registrou 46.065 casos prováveis e 8.984 confirmados de dengue. Além disso, oito pessoas morreram em decorrência da doença no estado. Outras 20 mortes estão sendo investigadas.

Já no restante do estado, há 380.895 prováveis contaminações pelo vírus da dengue e 135.382 casos confirmados. Em relação aos óbitos, já foram registrados 39 e outros 255 ainda aguardam resultado de exame laboratoriais.