Manifestantes plantaram árvores no entorno do Mineirão  -  (crédito: Edésio Ferreira/ EM/ D.A. Press)

Manifestantes plantaram árvores no entorno do Mineirão, na manhã deste sábado (02/03)

crédito: Edésio Ferreira/ EM/ D.A. Press

Manifestantes contrários à realização da corrida Stock Car na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, plantam árvores neste sábado (2/3), na Avenida Presidente Carlos Luz. O evento esportivo prevê a retirada de 63 árvores, que já começaram a ser removidas pela prefeitura da capital nesta semana.

"Isto aqui é um plantio simbólico, para colocar do lado das árvores que foram cortadas. A gente tem plena consciência de que as mudas não estão no padrão adequado exigidas pelas normas municipais, mas é o que a gente consegue fazer", explicou César Pedrosa, médico cardiologista e coordenador do Bora Plantar, um grupo de voluntários que realiza o plantio de árvores em áreas degradadas.

"Existem outros locais em Belo Horizonte que poderiam abrigar a Stock Car. Isto não é um evento, é um empreendimento, então precisaria de licenciamento ambiental por causa de todas as obras permanentes que serão realizadas", completou.

Distribuição de mudas e ferramentas para plantio

O movimento distribuiu mudas e ferramentas para os manifestantes. O lugar escolhido foi em frente ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fica em frente a uma das entradas do estádio Mineirão.

"Vir aqui para mim é um ato de protesto e de querer ver a mudança na minha cidade, de esperar isto na população", disse a estudante Paula Machado, que ajudou no plantio.

Antes do plantio, as lideranças se reuniram em uma roda de conversa com os participantes. Elas ressaltaram que o protesto é um ato legal e que qualquer eventual multa seria dividida por todos em uma "vaquinha". Advogados também estavam presentes para ajudar os manifestantes, caso necessário.

"Um estudo divulgado nesta semana mostrou que Belo Horizonte tem o pior clima do Brasil entre as capitais no que se refere a altas temperaturas e isto está muito ligado a política antiambiental que o prefeito tem colocado em prática", declarou a deputada federal Duda Salabert (PDT).

Liminar derrubada

manifestantes plantam [mudas de árvores no entron do Mineirão

Lideranças do movimento ressaltaram que o protesto é um ato legal e que qualquer eventual multa seria dividida por todos em uma "vaquinha"

Edésio Ferreira?EM/D.A Press
 

As duas liminares que suspendiam a supressão de árvores para a abertura de pistas para a prova da Stock Car em Belo Horizonte foram cassadas na noite dessa sexta-feira (01/03) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A decisão foi proferida em favor da Prefeitura de Belo Horizonte pelo presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Filho.

CEO explica escolha do Mineirão

Em coletiva realizada nessa sexta-feira(1/3), o CEO da Speed Seven Participações – que organiza o evento – e ex-presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara, explicou os fatores que levaram à escolha do local. “Procuramos buscar alguns critérios, como o histórico. O Mineirão já teve corridas no passado, com a presença de grandes pilotos como os Fittipaldi e Toninho da Mata. Esses eventos tinham um público de 100 mil pessoas”, disse.

“O grande cartão postal de Belo Horizonte é a Pampulha, onde tem o projeto arquitetônico, o Mineirão. As imagens vendem BH para todo o Brasil e mundo afora. Esse é um dos objetivos, mostrar nossa cidade, e que muitas pessoas tenham o interesse de conhecer a cidade. Analisamos a viabilidade do local, mas também pensamos no cartão postal da cidade. Por isso, a região do Mineirão foi escolhida. É o maior cartão postal da cidade”, completou Sérgio.