Equipe da PBH planta árvores na Avenida Carlos Luz -  (crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)

Equipe da PBH planta árvores na Avenida Carlos Luz

crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deu início, nesta sexta-feira (1º), ao plantio de árvores no entorno do Mineirão, na Região da Pampulha, onde vai acontecer uma etapa da Stock Car, entre 15 e 18 de agosto deste ano. A expectativa é que, ao longo do fim de semana, sejam plantadas 63 novas árvores, com altura entre 2,5 e 6 metros. A ação faz parte das medidas compensatórias para a realização da corrida.

De acordo com a PBH, entre as espécies escolhidas estão pau-Ferro, oiti, saboneteira, ipê-amarelo, sapucaia e ipê-branco. “Todas as espécies que são especificadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Seguimos, rigorosamente, o que deve ser feito”, afirma o superintendente de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte, Henrique Castillo. Elas correspondem às mesmas espécies e características das árvores que começaram a ser retiradas do local na quarta-feira (28/2).



Ainda segundo a PBH, até a realização do evento, em agosto, serão plantadas 688 árvores, todas custeadas pelos organizadores da Stock Car. A empresa responsável também fará a manutenção das mudas a serem plantadas por um período de 5 anos, já que cinco edições do evento estão programadas para acontecer na capital.

Leia também: Stock Car: UFMG afirma que não indicou especialista para avaliar barreira acústica

O Executivo Municipal ressalta que todas as ações de plantio e retirada foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). O trabalho da equipe da PBH foi acompanhado por manifestantes contrários ao evento em razão dos impactos ambientais.