A maioria dos municípios com 100% das habitações domiciliares com canalização de água estão na Região Sul de Minas Gerais -  (crédito: Pixabay)

A maioria dos municípios com 100% das habitações domiciliares com canalização de água na Região Sul de Minas Gerais

crédito: Pixabay

Dados do Censo 2022 IBGE revelam que, dos seus 853 municípios de Minas Gerais, apenas 19 têm todos os domicílios particulares permanentemente ocupados com canalização de água até dentro da habitação. Em contrapartida aos 2,23% de municípios com a totalidade de habitações com água canalizada até o interior, 12 não apresentam essa condição em 85% de seus lares.

 

Para Angela Guerra, supervisora estadual do Cadastro Nacional de Endereços do IBGE em Minas Gerais, a categoria do Censo que pesquisa as características dos municípios é relevante por responder à indagação: “Como vivemos?”.

 

“Esse tipo de levantamento é fundamental para gestores públicos, universidades e sociedade civil terem conhecimento de quais são as ações que devem ser tomadas para melhoria das condições de vida e campanhas de saúde pública. A questão da ausência de sistema de tratamento para esgoto sanitário tem impacto direto com doenças, mazelas e problemas que identificamos em termos de saúde pública”, afirmou Angela Guerra ao Estado de Minas.

 

Na lista de municípios com 100% das habitações domiciliares com canalização de água até o interior, a Região Sul de Minas ocupa o topo com seis cidades. A Zona da Mata aparece em seguida, com cinco municípios.

 

Confira a lista

Wenceslau Braz, Sul de MG
Volta Grande, Zona da Mata
Serra da Saudade, Centro-Oeste de MG
Senador Cortes, Zona da Mata
São Sebastião do Rio Verde, Sul de MG
São Geraldo do Baixio, Região do Rio Doce
Pequeri, Zona da Mata
Passabém, Região Central
Paiva, Zona da Mata
Fortaleza de Minas, Sul de MG
Dom Cavati, Região do Rio Doce
Conceição de Ipanema, Região do Rio Doce
Conceição das Pedras, Sul de MG
Cascalho Rico, Triângulo mineiro
Casa Grande, Região Central
Carvalhópolis, Sul de MG
Caparaó, Zona da Mata
Albertina, Sul de MG
Água Comprida, Triângulo mineiro

 

Disparidade

 

O IBGE informou que, com 98,4% dos domicílios mineiros com acesso à água canalizada dentro das casas, apartamentos ou habitações, a proporção de canalização no estado é superior à registrada no Brasil, de 95,67%. Porém, a realidade nos municípios mineiros não é a mesma.

 

“A gente vem numa crescente ampliação no acesso a serviços de saneamento, no entanto, se percebe que ainda há divergência, diferenças, desigualdades regionais relevantes”, diz a supervisora estadual do Cadastro Nacional de Endereços do IBGE em Minas.

 

Enquanto 19 cidades mineiras apresentam 100% de habitações particulares canalizadas até o interior, em outros 12 municípios de Minas, não apresentam em 85% dos domicílios. Há outra disparidade envolvida nessa categoria do censo: a Região Sul prevalece na lista das 19 cidades mineiras.

 

Já nos 12 municípios (que não apresentam em 85% dos domicílios), a maioria está no Norte do estado.

 

Entre os 19 municípios estão: 

São João das Missões, Norte de MG
Pai Pedro, Norte de MG
Bonito de Minas, Norte de MG
Fernandes Tourinho, Região do Rio Doce
Josenópolis, Norte de MG
Gameleiras, Norte de MG
Fruta de Leite, Norte de MG
Santana de Pirapama, Região Central
Sardoá, Região do Rio Doce
Icaraí de Minas, Norte de MG
Miravânia, Norte de MG
Comercinho, Jequitinhonha/Mucuri

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata