Trabalhadores da educação em assembleia para decidir pela paralisação  -  (crédito: SindRede-BH/Divulgação )

Trabalhadores da educação em assembleia para decidir pela paralisação

crédito: SindRede-BH/Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede-BH) informou que vai manter a greve iniciada na última quinta-feira (15/2). O comunicado foi divulgado depois que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a suspensão imediata da paralisação, nesse sábado (17/2).

 

De acordo com uma publicação feita nas redes sociais, o sindicato afirma que vai manter o cronograma de mobilização com uma vigília nesta segunda-feira (19/2), a partir das 8h30, na porta da Prefeitura de BH (PBH) e assembleia da categoria na terça-feira (20).

 

A decisão liminar foi tomada após a Procuradoria-Geral do município ter alegado que a greve começou de forma ilegal, já que o SindRede-BH não estabeleceu a continuidade dos serviços com um número mínimo de profissionais.

 

 

A decisão do desembargador Wilson Benevides prevê multa diária de R$ 100 mil caso a paralisação não chegue ao fim. Além disso, exige que a PBH desconte dos profissionais os dias não trabalhados.

 

No comunicado, o sindicato disse que vai recorrer. “O Departamento Jurídico já está analisando o processo e entrará com recurso, e como não existem irregularidades na nossa greve, acreditamos que poderá ser revertido. Essa liminar se restringe à greve dos trabalhadores concursados. Não se aplica aos trabalhadores terceirizados.”

 

Reivindicações

 

Os trabalhadores da educação reivindicam melhora na proposta salarial de 8,04%, dividido em três parcelas, sendo a última paga em janeiro de 2025.