Pacientes aguardam atendimento em UPA de Belo Horizonte: casos de dengue aumentaram 35% na cidade entre 10 e 15 de fevereiro -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press – 29/1/24)

Pacientes aguardam atendimento em UPA de Belo Horizonte

crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press – 29/1/24

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou nesta sexta-feira (16/2) que manterá os locais para o atendimento às pessoas com suspeita de dengue. São sete centros de saúde que estarão abertos neste sábado (17/2) e domingo (18/2). Também podem procurar atendimento aqueles com suspeita de chikungunya ou zika.

As unidades Francisco Gomes Barbosa/Tirol (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), São Paulo (Nordeste), Betânia (Oeste) e Santa Terezinha (Pampulha) funcionarão das 7h às 19h.

Já o Centro de Saúde Rio Branco (Venda Nova) teve o horário estendido e estará em funcionamento das 7h às 22h, tendo em vista que a regional apresenta grande procura por atendimento, segundo a PBH.

Leia também: Mais de 1.500 pessoas com sintomas da doença foram atendidas no fim de semana em BH

Além disso, seguindo com as ações assistenciais, no fim de semana também estarão disponíveis para a população os três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova, de 7h às 22h. Essas unidades atuam como porta aberta e ofertam cuidado de forma espontânea às pessoas com sintomas como febre, dores no corpo ou atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

As Unidades de Reposição Volêmica (URVs) também estarão em funcionamento durante todo o fim de semana, 24 horas por dia. Esses equipamentos ficam nas regionais Centro-Sul e Venda Nova e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde e CAAs e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua. Ou seja, não é um serviço de porta aberta.

Há também uma outra URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, que foi aberta em parceria com a Fhemig e atenderá os usuários 24h por dia a partir desta sexta-feira (16/2).