A vistoria técnica foi realizada na barragem pela Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros.  -  (crédito: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / Reprodução)

A vistoria técnica foi realizada na barragem pela Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

crédito: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / Reprodução

A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, vistoriou nessa quarta-feira (31/1) uma barragem de água irregular localizada em propriedade particular no município de Curral de Dentro, na Região Norte de Minas. A operação contou ainda com apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Na vistoria técnica realizada na estrutura, a Diretoria de Segurança de Barragens da Defesa Civil de Minas Gerais constatou vazamentos e rachaduras na barragem, que não possuía autorização para operar. Uma intervenção emergencial para baixar o nível de água e garantir a segurança da construção foi realizada.

Leia mais: Pais usavam filha de 11 anos para vender objetos furtados em Minas


Por determinação do órgão, três famílias situadas na área, totalizando sete pessoas, foram retiradas das casas, com apoio da PMMG, em conjunto com o CBMMG e a prefeitura municipal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todas as famílias seguem em segurança e fora da área de risco. Os órgãos continuam acompanhando a situação.

O proprietário da barragem foi autuado por construir e manter uma estrutura irregular, sem autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), e deverá cumprir uma série de medidas de segurança para regularizar a barragem. A estrutura ficará interditada até que todas as exigências dos órgãos ambientais sejam atendidas.

Entre as medidas necessárias estão: o cadastro da estrutura no prazo de até 30 dias, a apresentação de relatório técnico-fotográfico semanal, contendo o acompanhamento diário da estruturam, contemplando as anomalias, e as medidas preventivas adotadas, bem como o nível do reservatório e o detalhamento das ações realizadas para a correção dos danos identificados.