Helicóptero caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas; dinâmica do acidente ainda não foi informada -  (crédito: CBMMG / Divulgação)

Helicóptero caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas; dinâmica do acidente ainda não foi informada

crédito: CBMMG / Divulgação

A retirada do helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas, está prevista para esta quarta-feira (3/1). Para que a aeronave seja removida do local é preciso que os Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) cheguem até a cidade. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (2/1). Três pessoas ficaram feridas e uma morreu.

Conforme o tenente Daniel Anconi de Souza, do Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira está prevista uma reunião da corporação com a equipe do CENIPA para alinhar como o helicóptero será removido. A previsão é que os destroços sejam removidos no início da tarde.

“A equipe de bombeiros que estava no local hoje, realizou mergulhos para fazer a identificação da aeronave e o reconhecimento do local do acidente. Amanhã cedo a Cenipa estará presente e orientará a guarnição na melhor maneira dessa aeronave ser retirada da represa de forma que preserve a situação do ocorrido para facilitar a perícia”, explicou o tenente.

Informações preliminares dão conta que a aeronave foi fretada para o passeio e tinha outras programações agendadas na sequência. Esse era o primeiro compromisso da agenda do piloto. Em entrevista à GloboNews, o Cel. Edirlei, também dos bombeiros, explicou que o helicóptero decolou de um condomínio em Escarpas do Lago, voou por menos de um minuto e caiu no Lago de Furnas.

“Tudo indica que foi um voo muito rápido. Ele realizou um voo muito breve e na sequência já caiu aqui às margens, aproximadamente a cinquenta metros da margem. Em um primeiro momento chegou a informação de que ela (a aeronave) estaria a mais de 20 metros de profundidade, mas nossa equipe de mergulho constatou que a aeronave está a mais ou menos 10 metros de profundidade”, afirmou o militar.

Vítimas

Quatro pessoas estavam no helicóptero no momento do acidente. Vanilton Altos Balieiro, conhecido como “Du Brejo”, era um dos quatro tripulantes da aeronave. Ele ficou preso ao cinto de segurança e não conseguiu sair de dentro dos destroços. O óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros e a identidade por uma funerária de Capitólio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Passos, e ainda não foi liberado. A previsão é que o velório aconteça nesta quarta-feira (3/1), em Capitólio.

As demais vítimas foram socorridas pelas unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos bombeiros. O piloto e uma passageira, de 22 anos, foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, também no Sul do Estado. A jovem se queixava apenas de dores pelo corpo e não tinha suspeita de fraturas. Já o piloto estava com suspeita de ter fraturado a coluna.

Já a terceira pessoa foi conduzida pelo SAMU para atendimento na cidade de Passos. Segundo relatos, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, estaria sem responsividade de movimento nos membros inferiores.