Vanilton Altos Balieiro, um dos tripulantes do helicóptero que caiu um Capitólio morava na cidade e trabalhava como consultor náutico -  (crédito: Redes Sociais / Reprodução)

Vanilton Altos Balieiro, um dos tripulantes do helicóptero que caiu um Capitólio morava na cidade e trabalhava como consultor náutico

crédito: Redes Sociais / Reprodução

O passageiro do helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas, na manhã desta terça-feira (2/1), morava na cidade e trabalhava como consultor náutico. Vanilton Altos Balieiro, conhecido como “Du Brejo”, era um dos quatro tripulantes da aeronave que colidiu com a água do lago.

Leia: Capitólio: helicóptero que caiu fazia o primeiro passeio do dia

O óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros e a identidade por uma funerária da cidade. O corpo ainda não foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Passos, mas a previsão é que o velório aconteça nesta quarta-feira (3/1), em Capitólio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 9h20. A aeronave foi fretada para o passeio e tinha outras programações agendadas na sequência. Até o momento, não há informações de parentesco das vítimas.

A dinâmica do acidente ainda não foi divulgada. Um especialista em aviação consultado pela reportagem do Estado de Minas afirmou que as imagens do acidente sugerem que a aeronave fez uma manobra chamada "auto-rotação", quando há falha do motor.

As demais vítimas foram socorridas pelas unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos bombeiros. O piloto e uma passageira, de 22 anos, foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, também no Sul do Estado. A jovem se queixava apenas de dores pelo corpo e não tinha suspeita de fraturas. Já o piloto estava com suspeita de ter fraturado a coluna.

Já a terceira pessoa foi conduzida pelo SAMU para atendimento na cidade de Passos. Segundo relatos, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, estaria sem responsividade de movimento nos membros inferiores.

Investigação

A aeronave é um helicóptero modelo EC 120 B, fabricado em 2009, para quatro passageiros. Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave em Capitólio.