Júlio César como Eivor, personagem do jogo Assassin's Creed Valhalla -  (crédito: Matheuscosplayer)

Júlio César como Eivor, personagem do jogo Assassin's Creed Valhalla

crédito: Matheuscosplayer

Um advogado de Contagem, na Grande BH, ganhou um carro 0km no maior concurso de cosplay da América Latina, no último domingo (3/12). O vencedor é Júlio César Augusto dos Santos, de 33 anos, que foi ao ‘Concurso Cosplay Master’ da Comic Con Experience (CCXP) fantasiado de Eivor, personagem do jogo Assassin's Creed Valhalla. A CCXP 2023 aconteceu de 30 de novembro a 3 de dezembro, em São Paulo.

Não é a primeira vez que Júlio ganha a premiação. “Eu sou bicampeão! Ganhei agora em 2023 e em 2018 com Link, protagonista de The Legend of Zelda”, comemorou o artista plástico. Ele lembra que desde pequeno era muito muito fã da cultura geek e que ama videogame. "Além disso, sempre amei palco. E consegui atrelar tudo num hobby só", ressalta. 

Júlio explica como funciona a pontuação, que é dividida em quatro categorias: melhor fantasia, criatividade, interpretação e destaque, aquele que é do voto do grupo. “Neste ano fiz um salto mortal na apresentação, isso chamou muita atenção e me ajudou muito.”


Ainda não há previsão para receber o carro, avaliado em R$ 65 mil, mas Júlio César já sabe o que vai fazer com ele. “Vou vender e investir em máquinas para me ajudar na produção das fantasias e também em um computador, que me ajude na edição de vídeos”, revela.

advogado vestido de um personagem barbudo, com machado e escudo

O advogado se vestiu como Eivor, personagem do jogo Assassin's Creed Valhalla

Arquivo Pessoal/Reprodução

 

O advogado já ganhou outra competição de cosplay em dupla em 2014. O prêmio foi uma viagem para o Japão. Júlio conta que é muito competitivo e gosta de participar desses concursos. Contudo, não poderá participar do 'Cosplay Master' 2024, já que a regra diz que o ganhador não pode concorrer no próximo ano. Assim, há outra premiação que ele vai aproveitar bastante no ano que vem. “Além do carro, eles dão de premiação os melhores ingressos da CCXP, que têm acesso aos artistas de fora, entrada adiantada, estacionamento privativo, lugar para comer e descansar”, diz.

Com esse currículo e experiência de anos, Júlio lista algumas dicas para aqueles que gostam de cosplay e sonham em ganhar uma competição de fantasia. “Pensar em uma ideia de show bem chamativa, porque eles olham muito isso. Levar o personagem com uma complexidade de fantasia, escolher aquele que você conhece bem, que se identifica e saber o que você está fazendo, porque não adianta levar uma fantasia elaborada se você não conhece o personagem.”