Os boletins do sistema de alerta apresentam previsões de níveis das águas para as próximas horas, além de informações sobre as chuvas -  (crédito: Italva em foco)

Os boletins do sistema de alerta apresentam previsões de níveis das águas para as próximas horas, além de informações sobre as chuvas

crédito: Italva em foco

Um sistema de alerta hidrológico das bacias dos rios Muriaé e Pomba entrou em operação nessa quarta-feira (1º/11), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O sistema contempla a cidade mineira de Cataguases, na Zona da Mata, e as cidades de Rio de Janeiro, Itaperuna, Cardoso Moreira, Campo dos Goytacazes e Aperibé, Santo Antônio de Pádua.

Devido ao grande volume de chuvas observado na região, o nível do rio subiu e superou a “Cota de Alerta”, que é a possibilidade elevada de ocorrência de inundação, em estações monitoradas.

Os boletins apresentam previsões de níveis das águas para as próximas horas, além de informações sobre as chuvas.

Com o instrumento, o SGB informa sobre os níveis que o rio deve atingir nos municípios e possibilita antecipar cenários nas cidades localizadas nas bacias hidrográficas.

Segundo o SGB, o objetivo dos boletins é auxiliar as defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações.