Imagem do alto de um parque de Belo Horizonte -  (crédito: Divulgação/PBH)

Imagem do alto de um parque de Belo Horizonte

crédito: Divulgação/PBH

O feriado desta quinta-feira, dia 2 de novembro, data marcada pelo Dia dos Finados, promoverá algumas mudanças no funcionamento do comércio, serviços e outros acessos em Belo Horizonte.

No dia do feriado, quinta-feira (2/11), os centros de saúde não funcionam e retomam o atendimento na sexta, das 8 às 17h, exclusivamente na aplicação de vacinas.

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), Central de Internação, SAMU, Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, Centros de Referência em Saúde Mental e laboratórios das UPAs funcionam normalmente 24h, todos os dias da semana.

Os Centros de Esterilização de Cães e Gatos, Central de Atendimento a Liminares, Centros de Convivência, Academias da Cidade, Farmácia Regional, Laboratórios regionais e central, Centros de Esterilização, os Centro de Esterilização, os Centros de Especialidades Médicas, o Centro de Treinamento e Referência, os Centros de Testagem e Aconselhamento, as Unidades de Referência Secundária, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, o Centro Municipal de Oftalmologia, os Centros de Reabilitação e os Centros de especialidades odontológicas não funcionam nem na quinta e nem na sexta-feira (3/10).

O Serviço de Atenção à Saúde do Viajante não terá funcionamento no dia do feriado e na sexta terá atividades das 8h às 17h. Os Centro de Controle de Zoonoses, Laboratórios de Zoonoses e os Centros de Referência a Saúde do Trabalhador não funcionam na quinta e abrem na sexta das 7h às 17h.

O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) terá funcionamento na quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sexta, o atendimento se dará entre as 7h até as 17h.

Cemitérios e Assistência Social

Os Cemitérios da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim e Capela Velório do Barreiro estarão abertos das 7h às 17h30 para visitas aos jazigos e para sepultamentos. O Plantão administrativo para agendamentos de velórios/sepultamentos será das 7h às 18h.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reforça que haverá eforço de funcionários para atendimento ao público, especialmente para esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de pendências. Porém, o atendimento administrativo para abertura e/ou andamento dos processos estará suspenso na quinta-feira (2/11), sendo oferecidas apenas as informações e esclarecimentos.

Entre os dias 3 e 5/11, os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h, exclusivamente para a realização e atendimento para velórios e sepultamentos. O serviço gratuito para sepultamento oferecido pela PBH estará de plantão nos dias 2 e 3 de novembro, das 8h às 17h, na Rua Rio de Janeiro, 1187, 5º andar - Centro. O telefone para contato é o (31) 3277- 9834.

O Centro POP Miguilim (Rua Varginha, 210 – Floresta) funciona nos dias 2 e 3 de novembro, das 8h às 16h. Já o Centro POP Leste (Rua Conselheiro Rocha, 351 – Floresta) terá atendimento nos dias 2 e 3 de novembro, das 8h às 15h. O Centro Pop Lagoinha (Rua Além Paraíba, 101 – Lagoinha) vai funcionar nos dias 2 e 3 de novembro, das 8h às 12h. Por fim, o Centro Pop Centro Sul (Avenida do Contorno, 10.852 – Barro Preto) terá atendimento nos dias 2 e 3 de novembro, das 8h às 12h.

Os Abrigos, Casas de Passagem, Residências Inclusivas, Repúblicas e Pós Alta Hospitalar terão atendimento normal durante o feriado. A Central de Vagas do SUAS terá plantão 24h nos dias 2 e 3 de novembro, pelo telefone (31) 98872-2023. O Centro-Dia de Referência para as Pessoas com Deficiência (Praça Modestino de Sales Barbosa, 11 – Flávio Marques Lisboa) e o Serviço de Atenção ao Migrante não funcionarão nos dias 2 e 3/11.

Limpeza Urbana e Serviços Municipais

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informa que a coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente no dia 2 de novembro, quinta-feira, feriado de Finados. No entanto, a coleta seletiva não será realizada. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas. No dia 3, todos os serviços de limpeza funcionarão normalmente.

O BH Resolve não abrirá nos dias 2 e 3 de novembro. O PBH APP, o Portal de Serviços e o telefone 156 podem ser utilizados para solicitar serviços ou obter mais informações. Os postos do Sine também não irão ter atendimento. O Procon-BH não abre na quinta e na sexta-feira, mas o atendimento on-line segue funcionando normalmente no Portal de Serviços.

A Sala Mineira do Empreendedor não funcionará nos dias 2 e 3/11. Os pontos de informações turísticas terá apenas a unidade Álvaro Hardy | Veveco (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855 – São Luís) terá atendimento nos dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, de 8h às 17h.

Segurança Alimentar e Nutricional

Os Restaurantes Populares I, II, III e IV terão funcionamento nos dias 2 e 3 de novembro com oferta de almoço, exclusivamente, à população em situação de rua. O Programa Abastecer terá funcionamento facultativo no dia 2 e funcionamento normal no dia 3 de novembro, de 7h às 19h.

O Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro) abrirá no dia 2 das 7h às 13h, e no dia 3, das 7h às 18h. A Feira Modelo da Savassi (Rua Tomé de Souza, entre Av. Cristóvão Colombo e Rua Pernambuco) vai acontecer normalmente na quinta-feira (2/11) e não funcionará no dia 3.

A Feira da Agricultura Urbana acontece normalmente às quintas, e não funcionará no dia 3. Os Pontos Regionais têm funcionamento facultativo nos dias 2 e 3 de novembro. As Feiras Livres terão funcionamento facultativo nos dias 2 e 3/11. A Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio) terá atendimento no dia 2, de 8h às 13h; e no dia 3, de 8h às 18h.

A Feira de Orgânicos, Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana - CAFA (Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio), Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN e o Banco de Alimentos (Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio) não funcionarão nos dias 2 e 3 de novembro.

A Central de Abastecimento Municipal (Rua Maria Pietra Machado, 125 – São Paulo) - CAM tem atendimento no dia 2, de 7h às 13h, e no dia 3, de 7h às 19h. O Direto da Roça tem funcionamento facultativo nos dias 2 e 3 de novembro.

Segurança, Trânsito e Transporte e Defesa Civil

A Guarda Civil Municipal (CGM-BH) e o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) funcionam normalmente todos os dias. A Defesa Civil Municipal também tem funcionamento normal, todos os dias, 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones de contato são o 199 e o 3277-8864.

As linhas do transporte convencional e suplementar terão a operação da seguinte forma:

Dia 2/11: Quadro de horário de feriado;
Dia 3/11: Quadro de horário de dia útil atípico;
Dia 4/11: Quadro de horário de sábado;
Dia 5/11:Quadro de horário de domingo.

Parques, Zoológico e Equipamentos Culturais

Os parques da capital mineira terão os seguintes horários de funcionamento durante o feriado:

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Aberto de terça a sábado, das 7h às 21h (entrada até às 20h30); domingo, das 7h às 17h, com entrada até às 16h30;


Parque Aggeo Pio Sobrinho
Aberto de terça a domingo, das 7h às 18h;


Parques Jacques Cousteau
Aberto diariamente, das 7h às 18h (entrada permitida até 17h45);


Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Aberto de terça a domingo, das 7h às 18h (entrada permitida até 17h45);


Parque das Mangabeiras
Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até 16h);


Parque da Serra do Curral
Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);


Parque Ecológico da Pampulha
Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);


Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Aberto de terça a domingo, das 6h40 às 17h (entrada permitida até às 16h30).

Excepcionalmente, no dia 2/11, os Parques Bandeirante Silva Ortiz, Alexander Brandt e Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes estarão fechados. Nos demais dias, estarão abertos normalmente. Os demais parques estarão abertos no período de 2/11 (quinta-feira) a 5/11 (domingo) e a lista com todos eles pode ser conferida aqui.

O Zoológico e o Jardim Botânico funcionam de 2/11 (quinta-feira) a 5/11 (domingo) das 8h às 17h (entrada até as 16h). O Aquário do Rio São Francisco abrirá de 2/11 a 5/11 das 8h30 às 16h30 (entrada até às 16h).

O Teatro Francisco Nunes estará fechado de 2 a 5 de novembro. O Teatro Raul Belém Machado fecha no dia 2/11, mas tem programação nos dias 3, 4 e 5/11. Já o Teatro Marília fica fechado nos dias 2, 3 e 4/11 e tem programação no dia 5 de novembro. O Cine Santa Tereza fecha na quinta e na sexta-feira e estará aberto com sessões nos dias 4 e 5/11.

O Museu Casa Kubitschek ficará aberto de quinta a domingo, dias 2, 3, 4 e 5/11, das 10h às 18h. O Museu da Imagem e do Som fecha no dia 2 de novembro, mas vai abrir nos dias 3 e 4, das 11h às 18h e fechado aos domingos. O Museu da Moda fica aberto de de quinta a sábado, dias 2, 3 e 4/11, das 10h às 18h e fechado aos domingos.

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design ficará aberta de quinta a domingo, dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, das 10h às 18h. O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte estará fechado nos dias 2 e 3/11 e também não abrirá no final de semana. A programação completa dos espaços culturais públicos municipais pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.