Esportes

30 anos do tetra: onde estão os personagens do título mundial do Brasil

Publicidade
30 anos do tetra: onde estão os personagens do título mundial do Brasil
30 anos do tetra: onde estão os personagens do título mundial do Brasil (Branco, Romário e Dunga comemoram a conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos)

Há exatos 30 anos, o Brasil conquistou o quarto dos cinco títulos da Copa do Mundo que possui no futebol masculino. No dia 17 de julho de 1994, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira de Carlos Alberto Parreira venceu a Itália, de forma dramática, nos pênaltis, e atribui a alcunha de tetracampeões mundiais a 22 jogadores.

Depois de 30 anos da conquista, a maioria dos personagens do tetra segue ligada ao futebol. Astro da companhia, Romário é um dos que seguiram por caminhos inusitados. A nota triste fica por conta do falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, coordenador técnico na campanha nos Estados Unidos.

Na galeria abaixo, veja onde e como está cada personagem do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira!

Taffarel foi o goleiro titular na campanha do tetracampeonato. Ele foi fundamental para a conquista, defendendo um pênalti cobrado por Massaro na final contra a Itália. O camisa 1 também disputou os Mundiais de 1990 e 1998 pela Seleção Brasileira. Aposentado como jogador desde 2003, ele trabalha como preparador de goleiros da Seleção Brasileira e do Liverpool, da Inglaterra, atualmente Foto: Alberto Escalda/EM/D.A Press – NELSON ALMEIDA/AFP

Titular da zaga em 1994, Aldair se aposentou dos gramados em 2010. Como jogador, atuou por Flamengo, Vasco e Roma, clube pelo qual é ídolo e foi campeão italiano na temporada 2000/2001. Ex-zagueiro de ótima qualidade técnica, Aldair joga futevôlei atualmente, aos 58 anos. Em 2012, foi campeão mundial da modalidade

Titular da zaga em 1994, Aldair se aposentou dos gramados em 2010. Como jogador, atuou por Flamengo, Vasco e Roma, clube pelo qual é ídolo e campeão italiano na temporada 2000/2001. Ex-zagueiro de ótima qualidade técnica, Aldair joga futevôlei atualmente, aos 58 anos. Em 2012, foi campeão mundial da modalidade Foto: Reprodução/Fifa – Reprodução/Instagram

Multicampeão por Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, Zinho trabalhou como técnico, auxiliar e dirigente depois da aposentadoria como jogador, em 2007. Atualmente, o ex-meio-campista é comentarista da ESPN Foto: Reprodução/Instagram – Reprodução/ESPN

Ricardo Rocha começou a Copa do Mundo como titular na zaga, mas sofreu uma lesão e não entrou mais em campo depois da partida contra a Rússia. No entanto, ele teve papel importante dentro do elenco, com liderança e carisma. O ex-zagueiro trabalhou como treinador, dirigente e comentarista depois da aposentadoria como jogador, em 1998 Foto: Reprodução/Instagram

Destaques e time base do Brasil na conquista do tetra

Sob o comando da dupla Carlos Alberto Parreira e Zagallo, o Brasil apostou em futebol pragmático, de posse de bola, com habilidosos atacantes e, principalmente, um consistente sistema defensivo.

O time base da Seleção Brasileira contava com Taffarel no gol; nas laterais, Jorginho e Branco; os zagueiros Márcio Santos e Aldair fechavam a primeira linha de quatro.

Mauro Silva e Dunga eram os ‘paredões’ no meio de campo. Mazinho e Zinho completavam a segunda linha de quatro.

No ataque, a perfeita sintonia entre Bebeto e Romário foi o brilho essencial para a conquista do quarto título mundial. A dupla marcou oito dos 11 gols da Seleção Brasileira na campanha do tetra – média de 72%.

Com cinco gols decisivos, Romário foi o craque e o vice-artilheiro da Copa de 1994. No final daquele ano, o ‘Baixinho’ teve o desempenho no Mundial coroado com o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa. 

Trajetória do Brasil na Copa de 1994

Fase de grupos

Oitavas de Final

Quartas de Final

Semifinal

Final

A notícia 30 anos do tetra: onde estão os personagens do título mundial do Brasil foi publicada primeiro no No Ataque por José Cândido Junior.

compartilhe

whatsapp

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay