Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Construções de barro escondidas perto do Mediterrâneo revelam povoado de até 4.200 anos no norte da África

Guilherme Araújo Por Guilherme Araújo
03/08/2026
Em Curiosidades
As estruturas mostram uma comunidade agrícola anterior aos fenícios

As estruturas mostram uma comunidade agrícola anterior aos fenícios

Perto da costa mediterrânea do Marrocos, estruturas simples ficaram escondidas sob o solo por milhares de anos. As escavações em Kach Kouch revelaram casas de barro, silos, ferramentas e sinais de criação de animais. O povoado de até 4.200 anos não era uma grande cidade, mas mostra que comunidades agrícolas viviam ali antes da presença fenícia.

Onde fica Kach Kouch e qual é a idade do sítio?

Kach Kouch fica no noroeste do Marrocos, a cerca de 10 quilômetros da costa atual e próximo ao Estreito de Gibraltar. O sítio ocupa aproximadamente 1 hectare perto do rio Laou e fica 30 quilômetros a sudeste de Tetuão.

A Universidade de Barcelona informa que a ocupação mais antiga foi datada entre 2200 e 2000 a.C. Outras fases mostram moradores entre 1300 e 600 a.C., com mudanças na construção e nos objetos usados.

O sítio preenche uma parte pouco conhecida da ocupação no Magrebe

O que foi encontrado nas escavações?

As escavações encontraram partes de moradias, locais de armazenamento e ferramentas ligadas ao preparo de alimentos. Esses vestígios permitem observar uma rotina agrícola, e não apenas uma passagem rápida pelo lugar.

Os achados principais podem ser reunidos assim:

LeiaTambém

O segredo está em misturar os restos certos e manter a passagem de ar

Muros de pedra escondidos em uma serra levaram pesquisadores a descobrir um novo sítio arqueológico na Bahia

03/08/2026
Armadilhas antigas revelam transporte de peixes por humanos

Armadilhas de 7 mil anos mostram que humanos levaram peixes a lagos onde eles nunca chegariam sozinhos

27/07/2026
Grilhões raros revelam escravidão celta na França

Cinco grilhões de ferro ‘extremamente raros’ descobertos na França revelam o comércio de escravos celta de 2.300 anos atrás

27/07/2026
Tumbas com línguas de ouro são descobertas no Egito

Dezoito tumbas egípcias antigas com dezenas de “línguas” de ouro foram descobertas ao longo da costa do Mediterrâneo

27/07/2026
1
Casas de barro e madeira As estruturas mostram áreas de moradia feitas com materiais locais.
2
Silos na rocha Cavidades serviam para guardar produtos agrícolas e proteger reservas.
3
Pedras de moagem As ferramentas eram usadas no preparo de grãos cultivados pela comunidade.
4
Restos de animais O conjunto inclui sinais de criação de ovelhas, cabras e gado.
5
Cerâmica As peças ajudam a separar as fases locais e os contatos mediterrâneos.

Como viviam os moradores desse povoado?

Os moradores cultivavam alimentos, criavam animais e guardavam parte da produção. A presença de casas e estruturas de armazenamento indica uma comunidade que permanecia no local por períodos longos.

O estudo publicado na revista Antiquity descreve uma economia baseada em agricultura e criação de animais. Entre os sinais encontrados estão:

  • Cevada e trigo: os grãos faziam parte dos cultivos usados pela comunidade.
  • Pedras de moagem: as ferramentas ajudavam a transformar grãos em alimento.
  • Ovelhas e cabras: os animais forneciam carne e outros recursos.
  • Gado: ossos bovinos aparecem entre os vestígios analisados.
  • Armazenamento: silos escavados na rocha guardavam produtos e reservas.

Leia também: Fóssil com filhotes de 125 milhões de anos revela cuidado raro na época dos dinossauros

As construções pertencem todas ao mesmo período?

Não. Kach Kouch teve fases separadas por séculos, e cada uma deixou quantidades e tipos diferentes de vestígios. A ocupação mais antiga é pouco representada, enquanto o período entre 1300 e 900 a.C. mostra uma comunidade mais estável.

As fases ajudam a evitar a ideia de um povoado que permaneceu igual durante 1.600 anos:

2200–2000 a.C.
Primeira ocupação Os vestígios são poucos, mas mostram presença humana no local há cerca de 4.200 anos.
1300–900 a.C.
Comunidade agrícola estável Casas, silos e ferramentas indicam vida sedentária antes da chegada fenícia.
800–600 a.C.
Novos contatos Cerâmica feita no torno, ferro e construções de pedra mostram trocas com o Mediterrâneo oriental.
Não significa
Cidade avançada O sítio era um povoado agrícola e não deve receber tamanho ou complexidade que os dados não provam.

Por que Kach Kouch muda o que se sabia sobre a região?

O sítio preenche uma parte pouco documentada da história do Magrebe, região do norte da África. Ele mostra que comunidades locais cultivavam, criavam animais e construíam moradias antes da instalação fenícia na área.

Isso não significa que uma única escavação explique toda a história africana. Outros sítios, novas datações e estudos dos materiais ainda são necessários para comparar populações e rotas de troca.

Kach Kouch importa porque devolve pessoas, casas e trabalho diário a um período antes tratado como vazio.

Tags: arqueologiaIdade do BronzeKach KouchMarrocos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.