Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Economia

Homem é preso após colocar veneno em potes de comida para bebê vendidos em três países

Guilherme Araújo Por Guilherme Araújo
16/05/2026
Em Economia
Homem é preso após colocar veneno em potes de comida para bebê vendidos em três países

Polícia detém homem que envenenou comida infantil para extorquir empresa europeia

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • Mulher compra uma casa com um simples recibo, mora no local por mais de 7 anos e o papel que parecia fraco ganha outro peso no STJ há 2 semanas
  • A cor das paredes pode estar obrigando você a acender mais lâmpadas durante o dia e levando esse hábito para a conta há 2 semanas
  • Supermercados como Carrefour, Assaí e Atacadão passam a seguir novas regras em 2026 há 4 semanas
  • Prefeitura vai tomar imóveis abandonados dos donos para transformar em moradias populares há 4 semanas
Mais sobre Economia →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

A segurança alimentar na Europa enfrentou uma grave ameaça que resultou em uma rápida ação policial internacional. Um homem foi detido pelas autoridades sob a acusação de espalhar veneno em potes de comida infantil em diferentes redes de supermercados.

Como o crime com veneno em potes de comida foi planejado?

O suspeito de 39 anos enviou um e-mail de chantagem para a empresa alemã HiPP, uma das maiores fabricantes de alimentos infantis orgânicos do planeta. Na mensagem digital, enviada em 27 de março de 2026, ele exigia o pagamento de 2 milhões de euros.

O criminoso estipulou o prazo até 2 de abril e exigiu o valor em criptomoedas. Caso a exigência não fosse cumprida, ele ameaçou contaminar produtos em pontos de venda na Áustria, na República Tcheca e na Eslováquia, agindo diretamente nas prateleiras dos comércios.

Homem é preso após colocar veneno em potes de comida para bebê vendidos em três países
O plano cruel por trás do homem que colocou veneno em papinhas de bebê em 3 países

Quais locais foram alvos da ameaça de contaminação?

As investigações apontam que a adulteração dos produtos ocorreu após a distribuição logística regular. O chantagista focou suas ações em três estabelecimentos específicos de grande circulação localizados em cidades de países europeus vizinhos.

Os alvos selecionados pelo criminoso incluíam uma unidade do supermercado Interspar em Eisenstadt, na Áustria. Além dela, filiais da rede Tesco nas cidades de Brno, na República Tcheca, e Dunajská Streda, na Eslováquia, receberam os lotes modificados.

Como as autoridades descobriram as substâncias tóxicas?

A polícia da Baviera coordenou a operação secreta por abrigar a sede da fabricante afetada. Os agentes conseguiram localizar e recolher cinco dos seis recipientes adulterados antes que qualquer criança consumisse o conteúdo modificado.

O primeiro produto foi recolhido em 18 de abril no comércio de Eisenstadt. Análises laboratoriais detalhadas identificaram a presença exata de 15 microgramas de substância tóxica em uma embalagem padrão de 190 gramas voltada para a alimentação de lactentes.

LeiaTambém

Mulher em cozinha escura observa o interior de uma geladeira aberta usando a luz do celular, enquanto outra pessoa ao fundo verifica o freezer.

Sem previsão de quando a luz voltaria, e com a geladeira cheia após a compra do mês, Simone, professora de 45 anos, esperou 18 horas, abriu a porta 2 vezes à luz do celular e só então, entre o SAMU e a ANEEL, descobriu quando descartar por segurança

04/08/2026

O que significa o símbolo de taça e garfo nos potes plásticos e como poucos usam do jeito certo

04/08/2026
A cor do centro chama atenção, porém não confirma sozinha o ponto da carne

Carne de porco rosada mesmo depois de pronta pode ser segura, mas estes sinais indicam perigo

27/07/2026
O problema começa no tempo entre o fim do preparo e a refrigeração

Nutricionista explica por que deixar o arroz pronto sobre o fogão por horas pode virar um risco

27/07/2026

Abaixo, a tabela detalha a distribuição dos produtos afetados:

Homem é preso após colocar veneno em potes de comida para bebê vendidos em três países

Leia também: À beira da falência: Grande varejista de móveis tenta última cartada na justiça

Onde ocorreu a prisão do suspeito de extorsão?

A captura do indivíduo aconteceu no estado de Salzburg, região que faz fronteira direta com o território alemão. A confirmação oficial do ato foi emitida publicamente pela Delegacia de Polícia de Burgenland, responsável pela condução dos procedimentos táticos locais.

O jornal de grande circulação Kronen Zeitung reportou a detenção em primeira mão. O acusado agora responde formalmente perante a Promotoria de Eisenstadt pelos crimes de colocação dolosa em risco da segurança pública e tentativa de lesões corporais graves.

Homem é preso após colocar veneno em potes de comida para bebê vendidos em três países
Preso suspeito de contaminar potes de comida para bebê com veneno de rato na Europa

Como a empresa afetada reagiu ao caso?

A direção da corporação HiPP publicou um comunicado oficial classificando a situação como uma manipulação externa criminosa. A empresa ressaltou que o ato ocorreu totalmente fora de sua esfera de influência ou de suas instalações fabris.

A indústria alimentar adota protocolos rigorosos de controle de qualidade para evitar incidentes desse tipo em suas cadeias produtivas. O monitoramento rigoroso e ferramentas de gerenciamento de crises na segurança alimentar são essenciais para proteger a saúde pública mundial.

Abaixo estão listadas as ações preventivas adotadas pela marca:

  • Recolhimento imediato de lotes suspeitos nos mercados da Áustria.
  • Colaboração direta com a equipe da polícia da Baviera.
  • Emissão de alertas técnicos para todas as redes de varejo parceiras.
  • Reforço nos canais de atendimento aos consumidores e familiares.

A resposta rápida impediu uma tragédia de grandes proporções nos três países atingidos. As autoridades locais continuam as buscas pelo último pote mencionado nas mensagens do suspeito, garantindo que os consumidores permaneçam atentos aos lacres de segurança das embalagens antes do consumo diário.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: AlemanhacrimeEuropasegurança alimentar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.