Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Bem Estar

Proibição das unhas em gel entrou em vigor em 1º de março

João Victor Por João Victor
03/03/2026
Em Bem Estar, Notícias
Proibição das unhas em gel entrou em vigor em 1º de março

Proibição das unhas em gel entrou em vigor em 1º de março

Resumo (TL;DR): Desde o início de março de 2026, a fiscalização contra produtos de unhas que contêm TPO e DMPT tornou-se rigorosa no Brasil. O banimento não é da técnica de gel, mas de componentes químicos tóxicos. Se o seu esmalte não é “TPO-Free”, ele pode ser um risco à saúde e estar sendo comercializado ilegalmente.


O que mudou nas unhas em gel neste mês?

Se você notou uma movimentação diferente nos salões de beleza ou falta de estoques em grandes distribuidoras neste começo de março, o motivo tem nome técnico: Resolução da Anvisa.

Após o prazo de adequação que se encerrou no final de 2025, o mercado brasileiro entrou agora na fase de “tolerância zero”. O foco são duas substâncias específicas que eram o padrão da indústria para a secagem rápida do gel sob luz UV/LED, mas que se provaram perigosas para o organismo.

As substâncias banidas e os riscos

Não é apenas uma questão burocrática; é uma questão de saúde pública. Entenda o que são esses componentes que agora estão proibidos:

LeiaTambém

Anvisa proíbe esmalte em gel Impala em todo o Brasil

Anvisa determina o recolhimento imediato de 522 esmaltes em gel perigoso

03/04/2026
Alerta urgente muda uso de produtos no dia a dia

Anvisas proibiu, na última sexta-feira, produtos de limpeza em desacordo com as boas práticas de fabricação

31/03/2026
Ácido hialurônico ou PMMA no rosto? Veja os riscos que mais preocupam especialistas antes de qualquer preenchimento

Ácido hialurônico ou PMMA no rosto? Veja os riscos que mais preocupam especialistas antes de qualquer preenchimento

28/03/2026
Spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos: Câmara aprova proposta e muda regras de defesa pessoal

Spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos: Câmara aprova proposta e muda regras de defesa pessoal

16/03/2026
  • TPO (Óxido de Trimetilbenzoil Difenilfosfina): Este fotoiniciador foi reclassificado como tóxico para a reprodução humana. O uso contínuo pode afetar a fertilidade e o desenvolvimento fetal.
  • DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina): Um acelerador de cura que apresenta potencial cancerígeno.

Substâncias Banidas: O que conferir no rótulo

  • TPO (Óxido de Trimetilbenzoil)
    • Função: Endurecimento do gel sob luz UV.
    • Risco: Toxicidade reprodutiva grave.
  • DMPT (Acelerador de Cura)
    • Função: Secagem rápida.
    • Risco: Potencial cancerígeno.

Como identificar se o produto é seguro?

Com a proibição total em vigor neste mês de março, muitas marcas baratas (especialmente as importadas sem registro oficial) ainda circulam no mercado paralelo. Para não colocar sua saúde em risco, verifique:

  1. Selo “TPO-Free”: As marcas líderes já estamparam essa informação no rótulo.
  2. Número de Registro Anvisa: Todo produto legalizado deve ter um número de processo consultável no site da agência.
  3. O “Cheiro” e a Reação: Produtos com altas concentrações de substâncias banidas costumam causar mais ardência na cabine e possuem um odor químico muito mais agressivo.
Proibição das unhas em gel entrou em vigor em 1º de março
Proibição das unhas em gel entrou em vigor em 1º de março

“A técnica de gel vai acabar?”

De forma alguma. O que estamos vendo em 2026 é uma limpeza necessária no mercado. As marcas profissionais já substituíram o TPO por outros fotoiniciadores mais seguros (e mais caros). O serviço continua, mas o custo dos insumos subiu, o que deve refletir no preço final da aplicação.


Dicas para Profissionais e Clientes em Março de 2026

  • Para Manicures: Descarte estoques antigos comprados antes de 2025. O uso de produtos proibidos pode gerar multas pesadas e até interdição do estabelecimento pela vigilância sanitária local.
  • Para Clientes: Questione a marca do gel usada. Se a profissional não souber informar se o produto é livre de TPO, procure um local que siga as normas vigentes.

Nota de Autoridade: Este conteúdo baseia-se nas atualizações das normas da Anvisa publicadas entre outubro de 2025 e o monitoramento de mercado de março de 2026.

Tags: AnvisaBeleza e SaúdeFiscalização 2026Proibição TPOunhas em gel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.