Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Agrônomo de Vera ensina adubo caseiro simples para acelerar o crescimento das plantas

Lucas Sampaio Por Lucas Sampaio
24/08/2025
Em Curiosidades
Reprodução (TikTok: @isnael.agronomo)

Reprodução (TikTok: @isnael.agronomo)

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • Pecuarista compra R$ 38 mil em mourões tratados para durarem 15 anos, mas a madeira começa a apodrecer oito meses depois e o fornecedor culpa o solo há 3 horas
  • Descrever detalhadamente o rosto de uma pessoa pode dificultar reconhecê-la depois: a psicologia explica a ofuscação verbal há 5 horas
  • A ameixeira é a árvore ideal para casas pequenas: tem raízes menos agressivas, dá frutas no verão e tolera períodos de seca há 1 dia
  • Adeus à cadeira com roupas no quarto: a nova tendência mais elegante e multifuncional há 1 dia
Mais sobre Curiosidades →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

Cuidar das plantas em casa pode ser mais fácil e barato do que parece. O engenheiro agrônomo Isnael, conhecido nas redes sociais como O Agrônomo de Vera (@isnael.agronomo), ensina uma receita prática de adubo caseiro capaz de estimular o crescimento, fortalecer as folhas e aumentar a produção de flores e frutos.

Segundo ele, a mistura utiliza apenas ingredientes naturais, facilmente encontrados em qualquer cozinha, mas que são ricos em nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. O preparo é rápido, seguro e pode ser aplicado em hortas, vasos e pomares caseiros.

Quais ingredientes são usados nesse adubo caseiro?

A receita indicada por Isnael utiliza quatro elementos principais: cinza de fogão a lenha, borra de café, canela em pó e açafrão. Todos eles devem ser misturados em dois litros de água e deixados em repouso por 24 horas.

A cinza fornece potássio e fósforo, importantes para a floração e frutificação. Já a borra de café é rica em nitrogênio, que fortalece as folhas. A canela possui efeito antifúngico, ajudando a proteger contra pragas, enquanto o açafrão contribui com propriedades antioxidantes para a planta.

Como preparar o adubo corretamente?

O passo a passo é simples: adicione duas colheres de cinza, duas colheres de borra de café, uma colher de canela em pó e uma colher de açafrão em dois litros de água. Misture bem e transfira a solução para uma garrafa plástica.

Após descansar por 24 horas, o adubo estará pronto para uso. O agrônomo recomenda armazenar em local fresco e aplicar regularmente para potencializar os resultados.

Qual a forma ideal de aplicação nas plantas?

De acordo com Isnael, a aplicação deve ser feita a cada quinze dias. Em vasos de flores, basta um copo pequeno da mistura. Já em plantas maiores, como pés de pimenta ou frutíferas, a medida indicada é cerca de 200 ml por planta.

LeiaTambém

O mesmo sinal visual pode aparecer por motivos bem diferentes

As pontas marrons das plantas não significam automaticamente falta de água: regar ainda mais pode piorar o problema

03/09/2026
A cobertura pode ser útil no solo, mas não deve ficar acumulada diretamente contra o tronco

O “vulcão” de cascas no tronco pode enfraquecer a árvore

02/09/2026
Armadilha fermentativa de borda baixa posicionada entre os canteiros da horta

O truque do recipiente com isca de fermento que ajuda a reduzir as lesmas que devoram sua horta durante a noite

13/08/2026
Vaso com substrato seco posicionado em recipiente com agua para irrigacao por imersao

O método do balde de água que pode recuperar plantas de vaso quando a terra secou tanto que já não absorve a rega

13/08/2026
Compostagem caseira – Créditos: depositphotos.com / matusskaaaaa

Essa frequência garante que as plantas recebam nutrientes de forma constante, sem sobrecarga, permitindo um crescimento saudável e equilibrado.

Quais os benefícios do adubo natural?

Com o uso contínuo, as plantas apresentam folhas mais verdes, maior resistência a pragas e um aumento significativo na produção de flores e frutos. O agrônomo mostra exemplos práticos em hortaliças como alface, cebolinha e hortelã, que ganham vigor após poucas aplicações.

Além de nutritivo, o adubo caseiro é sustentável e econômico, pois utiliza sobras da cozinha e resíduos naturais que normalmente seriam descartados.

Links oficiais

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): https://www.embrapa.br
  • Ministério da Agricultura e Pecuária: https://www.gov.br/agricultura
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO): https://www.fao.org

Vale a pena substituir adubos químicos por caseiros?

O agrônomo Isnael reforça que o adubo caseiro não substitui todas as práticas agrícolas, mas pode ser um grande aliado para quem cultiva em casa. Ele é seguro, barato e eficaz para manter hortas e jardins sempre produtivos.

Para quem deseja fortalecer as plantas sem recorrer a produtos industrializados, essa receita natural é uma alternativa prática que realmente funciona.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: adubojardinagemplantas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.