Chegou a hora da verdade, quem será que está com o futuro na universidade garantido?
 -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Chegou a hora da verdade, quem será que está com o futuro na universidade garantido?

crédito: Tulio Santos/EM/D.A Press

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Sai nesta terça-feira (16/1) o resultado do Enem 2023. Para conferir a nota, os estudantes devem acessar a Página do Participante até que seu boletim de desempenho apareça - a nota dos treineiros estará disponível apenas em março.

O acesso à página é feito com o login único da plataforma gov.br. É preciso digitar o CPF e clicar em "Avançar". Lá, será possível encontrar o boletim de desempenho do Enem.

Para quem perdeu a senha, é possível recuperá-la ao clicar em "Esqueci minha senha", selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Leia: Enem: 28,1% dos candidatos se ausentaram das provas 

Dos 3,9 milhões de inscritos na edição de 2023, 1,2 milhão não fizeram o exame, o primeiro sob a atual gestão do presidente Lula (PT). A taxa de abstenção do exame foi de 32%.

O exame, aplicado em novembro, teve como tema da redação os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". 

Esta edição do Enem ficou marcada por queixas de políticos de direita sobre um suposto viés ideológico em algumas questões. A bancada ruralista chegou a pedir anulação de duas questões que, na visão do grupo, produziam uma imagem negativa e errada do agronegócio.

Sisu recebe inscrições a partir do dia 22

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público, mas também serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e os programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Leia: Gabarito do Enem: acesse aqui

Neste ano, o período de inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país, vai de 22 a 25 de fevereiro. 

Pela primeira vez, o processo seletivo acontecerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho. Serão distribuídas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino.