Terá como fazer a prova no próximo domingo? Confira -  (crédito: Governo Federal/Reprodução)

Terá como fazer a prova no próximo domingo? Confira

crédito: Governo Federal/Reprodução

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aconteceu no último domingo (5/11) e teve mais de 3,9 milhões de inscrições. Porém, 28,1% desses candidatos não compareceram à prova, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mas logo aparece uma dúvida: quem faltou no primeiro dia pode fazer a prova no próximo domingo? Segundo o Inep, a resposta é sim. Quem não foi ao primeiro dia do exame pode ir ao segundo, que acontece neste domingo, 12 de novembro.


O participante será considerado ausente no primeiro dia e terá as notas do segundo divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

Já os que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O mesmo vale para as pessoas alocadas em locais de prova com distância superior a 30km da residência informada na inscrição. As solicitações devem ser feitas na Página do Participante.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.