O fim do ano, marcado por festas como Natal e Ano Novo, registram preços de hotéis e passagens com uma alta expressiva em todo país, impulsionados pela alta demanda dos destinos turísticos. Quem deixou para planejar a viagem agora encontra diárias e passagens com altos valores do que em outros meses.
Leia Mais
Com mais pessoas buscando destinos turísticos ao mesmo tempo, especialmente em destinos populares como o litoral do Nordeste, a Serra Gaúcha e cidades do Rio de Janeiro, a disponibilidade diminui, e os valores sobem. A alta temporada de férias escolares e os feriados prolongados concentram o fluxo de turistas, pressionando todo o setor.
Apesar disso, mesmo com o cenário de preços elevados, ainda existem estratégias para encontrar opções com melhor custo-benefício. Com planejamento e flexibilidade, é possível reduzir gastos e aproveitar melhor o orçamento da viagem. A chave está em pesquisar e adotar algumas práticas inteligentes na hora da reserva.
Leia: Fim de ano: 12 destinos incríveis para quem quer viajar em dezembro
Como economizar no planejamento das viagens
A organização prévia e a pesquisa atenta são fundamentais para garantir que as passagens e hospedagens não pesem tanto no orçamento. Confira algumas estratégias eficazes:
-
Seja flexível com as datas: viajar um ou dois dias antes ou depois dos picos de feriados, como o Natal ou o Réveillon, pode gerar uma economia considerável. As diárias e passagens em dias de semana costumam ser mais baratas do que as de sexta e sábado.
-
Use comparadores de preços: utilize sites e aplicativos que comparam os valores em diferentes plataformas de reserva, tanto na hospedagem quanto na passagem. Essas ferramentas mostram voos e acomodações com o preço mais baixo. Uma dica é o “Google Flights”.
-
Explore outros formatos de hospedagem: considere se hospedar em bairros um pouco mais afastados dos principais centros turísticos pois, muitas vezes, podem oferecer um conforto similar por um preço muito mais barato. Outra opção é ficar em um Airbnb, que permite o aluguel de uma casa por temporada e, em alguns casos, pode ser mais acessível.
-
Considere pacotes de viagem: em alguns casos, comprar um pacote que inclui voo e hotel juntos pode sair mais barato do que reservar cada item separadamente. Pesquise essa opção em agências de viagem online.
-
Aproveite programas de fidelidade: se você costuma viajar, cadastre-se nos programas de fidelidade das redes hoteleiras. O acúmulo de pontos pode render descontos progressivos ou até mesmo diárias gratuitas em futuras hospedagens.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
