"O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para muitas oportunidades para o varejo na Black Friday 2023", diz Gleydis Saldanha, diretora de Negócios para o Varejo no Google Brasil

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Pesquisa do Google sobre a Black Friday aponta os fatores mais importantes considerados pelos brasileiros na hora de realizar uma compra on-line. Uma a cada quatro pessoas entrevistadas diz que o preço mais baixo é o que mais influi na hora de colocar o produto no carrinho de compras.

Na sequência dos fatores, o segundo quesito mais importante é a qualidade dos produtos. Na pesquisa realizada no ano passado, esse ponto era o quarto na ordem de prioridade do consumidor. Na sequência, entre os itens mais citados aparecem: confiabilidade da loja, site ou aplicativo; custo do frete; e tempo de entrega.

A pesquisa ouviu 1,8 mil brasileiros conectados das classes A, B e C, em julho de 2023, pela Offerwise.

O levantamento também aponta um aumento na intenção de compra dos brasileiros. Duas a cada três pessoas entrevistadas afirmaram que pretendem comprar produtos na temporada promocional. “A confiança dos consumidores está no nível mais alto desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para muitas oportunidades para o varejo na Black Friday 2023”, afirma a diretora de Negócios para o Varejo no Google Brasil, Gleydis Saldanha.

Entre as 20 categorias analisadas pela Offerwise, 16 apresentaram aumento na intenção de compra. O grupo beleza e perfumaria aumentou 18% em relação ao ano passado. Na sequência aparecem eletrodomésticos (10% a mais), eletroportáteis (9% de alta), equipamentos de áudio e vídeo (9% a mais), e roupas e acessórios (aumento de 7%), entre outros.