Um casal gay viralizou nas redes sociais após postar uma foto do batizado da filha na igreja católica -  (crédito: X / @ttdosaulo)

Um casal gay viralizou nas redes sociais após postar uma foto do batizado da filha na igreja católica

crédito: X / @ttdosaulo

Um casal gay viralizou nas redes sociais ao postar uma foto do batizado da filha na igreja católica. A imagem mostra os dois abraçados com a criança. A postagem recebeu uma série de comentários maldosos, tanto de religiosos que dizem que o homossexualidade é pecado, quanto de pessoas LGBT condenando que o casal siga os sacramentos da igreja.

Os pais da menina, Saulo e Francisco, anunciaram a adoção de Allana Filipa, em agosto de 2023. E resolveram batizá-la em uma igreja do Rio de Janeiro. Com a repercussão da publicação, a família resolveu focar apenas nas mensagens de acolhimento. “Agradeço a todos pelos comentários positivos, pois minha filha é uma benção a toda nossa família! E aos comentários maldosos, não abalam a gente, principalmente aos que realmente deveriam nos apoiar”, escreveu Saulo em seu perfil no X.

Desde novembro de 2023, o Papa Francisco autoriza o batismo de pessoas trans e filhos de casais do mesmo sexo na Igreja. As novas regras resultam de um documento apresentado ao Dicastério para a Doutrina da Fé pelo bispo brasileiro Giuseppe Negri. O texto afirma que filhos de casais gays podem ser batizados como qualquer outra criança, desde que “não haja risco de causar escândalo ou desorientação” a outros católicos e que haja “esperança bem fundamentada de que eles serão educados na religião católica”. 

Mas o documento também implica que uniões homoafetivas são consideradas pecado e, para haver o batismo dos filhos, os pais precisam se dizer arrependidos. No caso, o religioso responsável deve considerar se existem outras pessoas na “família estendida” para garantir a transmissão da fé católica.

Já as crianças que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento podem ser batizada se estiverem “bem preparadas e dispostas”.