Mostra no Cine Humberto Mauro exibe todos os filmes de François Truffaut
Com entrada franca, 23 curtas e longas do pioneiro da Nouvelle Vague ficarão em cartaz até 29/4. Cada um deles ganhará três sessões
compartilhe
SIGA
Nome incontornável da história do cinema, François Truffaut (1932-1984) terá sua obra completa exibida no Cine Humberto Mauro este mês. Até 29 de abril, cada filme do diretor francês ganhará três sessões gratuitas, distribuídas em diferentes dias e horários. A abertura será nesta quarta-feira (1º/4), às 16h30, com o curta “Os pivetes” e o longa “Os incompreendidos”.
Figura central da Nouvelle Vague, ao lado de Jean-Luc Godard (1930-2022), Claude Chabrol (1930-2010) e Éric Rohmer (1920-2010), o inventivo Truffaut era crítico feroz do cinema tradicional. Em artigos publicados na revista Cahiers du Cinéma, na qual atuou como crítico antes de se tornar diretor, defendia filmes mais pessoais, livres e modernos.
Leia Mais
Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro e curador da mostra “Truffaut por completo”, destaca a importância do diretor francês. “Truffaut constantemente subvertia a linguagem cinematográfica. Não respeitava regras, refletia sobre a própria arte e as estruturas sociais às quais ele estava submetido.”
Primeiro longa do cineasta, “Os incompreendidos” (1959) já nasceu obra-prima. Acompanha Antoine Doinel, garoto problemático em conflito com a família e a escola na Paris do pós-guerra. Com fortes elementos autobiográficos, filmagens na rua e grande liberdade formal, o trabalho rendeu a Truffaut o prêmio de direção no Festival de Cannes.
A partir de “Os incompreendidos”, o diretor realizou algo incomum para a época: acompanhou o personagem por décadas, em “Antoine e Colette” (1962), “Beijos proibidos” (1968), “Domicílio conjugal” (1970) e “O amor em fuga” (1979). Jean-Pierre Léaud, intérprete de Antoine em todos os filmes, começou no papel aos 15 anos e se despediu dele aos 35. Atualmente, tem 81 anos.
Truffaut explorou temas como infidelidade, negligência familiar, idealização do amor e opressão escolar, questões pouco abordadas pelo cinema da época.
Paralelamente à saga de Antoinel, o cineasta dirigiu outros filmes que se tornaram marcos da história do cinema. Em 1962, lançou “Jules e Jim – Uma mulher para dois”, no qual contrapõe liberdade afetiva e tragédia por meio de um triângulo amoroso.
Clube da Esquina
Curiosidade:"Jules e Jim" filme é marco inaugural do Clube da Esquina, pois, após assisti-lo em várias sessões seguidas, em BH, Milton Nascimento e Márcio Borges compuseram as três primeiras parcerias da dupla, no início dos anos 1960.
Em 1966, Truffaut adaptou o romance “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury. Em 1973, ele lançou “A noite americana”, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
“Uma fase de Truffaut lança olhar muito delicado sobre as relações amorosas, especialmente sobre personagens femininas, caso de ‘Beijos roubados’, ‘Domicílio conjugal’, ‘As duas inglesas e o amor’ e o próprio ‘A noite americana’. Em outros momentos, seu cinema assume tom mais pessimista”, observa Vitor Miranda.
“No geral, ele ainda acredita no amor como força central da vida. É um amor que pode ser instável, às vezes destrutivo. Talvez não leve necessariamente à felicidade, mas é o que move a existência”, conclui o curador.
PROGRAME-SE
Quarta (1º/4)
. 16h30: “Os pivetes” e “Os incompreendidos”*
. 19h: Cineclube Ibero-Americano Permanente. “Senhora de ninguém”, filme de María Luisa Bemberg. Sessão comentada pela pesquisadora Juliana Gusman.
Quinta (2/4)
. 15h: “Atirem no pianista”*
. 17h: “Jules e Jim – Uma mulher para dois”*
. 19h15: “Antoine e Colette” e “Beijos roubados”*
Sexta (3/4)
. 15h: Especial de Páscoa: “O bom pastor”, de Leo McCarey
. 17h30: “Um só pecado”*
. 20h: “Fahrenheit 451”*
Sábado (4/4)
. 15h: Especial de Páscoa: “Os sinos de Santa Maria”, de Leo McCarey
. 17h30: “A noiva estava de preto”*
. 19h30: “A sereia do Mississipi”*
Domingo (5/4)
. 17h30: “Domicílio conjugal”*
. 19h30: “As duas inglesas e o amor”*
* Filmes de François Truffaut
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“TRUFFAUT POR COMPLETO”
Até 29 de abril, no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Nesta quarta-feira (1º/4), às 16h30, “Os pivetes” e “Os incompreendidos”. Entrada franca, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla e na bilheteria. Programação completa: fcs.mg.gov.br