CINEMA

Brasil conquista prêmios em mostras paralelas do Festival de Berlim

"Feito Pipa", de Allan Deberton, recebeu o Urso de Cristal, enquanto o longa de estreia de Janaína Marques foi eleito favorito do público na seção Forum

Publicidade
Carregando...

Os filmes brasileiros "Feito Pipa", dirigido por Allan Deberton, e "Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha", primeiro longa de Janaína Marques, foram premiados, neste sábado (21), em mostras paralelas do Festival de Berlim.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Feito Pipa", com Lázaro Ramos e Teca Pereira no elenco, levou o Urso de Cristal da mostra Generation Kplus, eleito por um júri formado por adolescentes, entre 12 e 14 anos. O longa acompanha a vida de Gugu, um menino de 12 anos, vivido por Yuri Gomes, que vive com a avó ao lado de uma barragem e tem uma relação difícil com o pai. Após anos de seca nessa barragem, começam a surgir as ruínas de uma cidade submersa, trazendo à tona a história daquela família.

Cinema é político, diz Karim Aïnouz, após polêmica no Festival de Berlim

Já o trabalho de Marques, exibido na seção Forum, foi considerado o favorito pelo júri popular do jornal Tagesspiegel, que é patrocinador de mídia do festival. "Diante da dificuldade de acessar uma memória feliz, a protagonista Rosa, vivida por Verônica Cavalcanti, mergulha numa busca interior que se torna a própria narrativa do longa", descreve a sinopse do filme.

"Estou imensamente feliz. É muito emocionante ver um filme tão íntimo se conectar com o público em um festival tão especial como o de Berlim. O Forum é um espaço que acolhe obras autorais e arriscadas, e ser reconhecida ali tem um significado muito especial para mim", disse Marques, em nota à imprensa.

 


Os vencedores da competição principal da Berlinale serão anunciados nesta tarde, encerrando uma edição marcada pelas polêmicas entre representantes do evento e participantes do júri e parte dos artistas, que defendem a aproximação entre cinema e manifestações políticas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Entre os brasileiros na disputa pelo Urso de Ouro estão o diretor cearense Karim Aïnouz, com uma produção estrangeira, "Rosebush Pruning", e a diretora americana Beth de Araújo, filha de pai brasileiro, com "Josephine".

Tópicos relacionados:

berlim cinema festival filme

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay