Depois de ocupar a Funarte no fim de semana passado com oficinas e espetáculos, o Festival CircoLar chega ao Galpão Cine Horto com três sessões de “Asarraiz”, neste sábado (20/12), às 16h e às 20h, e no domingo (21/12), às 19h. A montagem é o trabalho de conclusão do semestre dos alunos da formação profissional do Instituto CircoLar.
O espetáculo reúne quatro turmas e um elenco de 23 artistas. Com direção de Marcelo Tchelo Guno e de Lucas Castro, também coordenador e fundador do Instituto CircoLar, “Asarraiz” aborda a dualidade entre o lado mais leve, sonhador e aéreo e o lado mais firme, enraizado e pé no chão dos seres humanos, simbolizados pela asa e a raiz.
Leia Mais
“Essa ambiguidade vai aparecendo ao longo das cenas, que passam por diferentes momentos da evolução humana. A gente cria imagens que contrastam personagens mais etéreos e sensíveis com outros mais centrados e seguros, sempre misturando essa relação com a técnica circense”, explica Marcelo. A montagem do espetáculo teve início em agosto passado. As sessões deste fim de semana marcam sua estreia.
As técnicas circenses são variadas – monociclo, números aéreos, tecido, parada de mãos e malabares – e aparecem nas cenas de forma integrada. Há números solo e outros que reúnem todo o elenco. Não se trata de uma sequência tradicional de números apresentados um após o outro, mas de múltiplas técnicas acontecendo simultaneamente. “É um espetáculo visualmente muito interessante”, afirma o diretor.
Modalidades
Embora muitos alunos se especializem em uma técnica específica durante a formação, no espetáculo eles transitam por diferentes linguagens, participando de diversas modalidades. Com o circo como eixo central, “Asarraiz” também dialoga com a dança, o teatro e a música. O espetáculo tem duração de 75 minutos.
“Esse espetáculo é produto do nosso próprio trabalho. Ele nasce de muito planejamento e organização. Apresentá-lo traz a satisfação de um trabalho concluído e da evolução artística de cada um”, diz Marcelo Tchelo Guno.
A adaptação ao espaço do Galpão Cine Horto não exigiu grandes ajustes. Segundo o codiretor, as medidas do local são muito semelhantes às da sede do instituto, em Contagem, o que facilitou a montagem. “Foi praticamente um ‘Ctrl C + Ctrl V’”, brinca. A encenação ocupa toda a caixa preta do teatro. A trilha sonora reúne músicas instrumentais que vão do clássico ao rock, passando pela MPB.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“ASARRAIZ”
Montagem dos alunos do Instituto CircoLar. Neste sábado (20/12), às 16h e às 20h, e domingo (21/12), às 19h, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613, Horto). Ingressos a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), à venda no Sympla.
