Morreu, aos 81 anos, o ator alemão Udo Kier, atualmente em cartaz com "O agente secreto" e que havia estrelado também "Bacurau", ambos filmes do pernambucano Kleber Mendonça Filho. A informação foi confirmada por seu companheiro, o artista Delbert McBride, à revista americana Variety.

Detalhes sobre a causa da morte não foram divulgados. Kier, porém, era figura ativa no cinema mundial e com frequência fazia aparições públicas. No ano passado, apareceu nas redes sociais de Mendonça Filho, numa série de fotos feitas pelo cineasta em Recife, enquanto preparava "O agente secreto".

Kier trabalhou com um amplo leque de diretores internacionais celebrados, o que o ajudou a se tornar rosto conhecido em todo o mundo. Com o americano Paul Morrissey, por exemplo, fez "Carne para Frankenstein" e "Sangue para Drácula", que o aproximaram do terror.

Sob a batuta do também americano Gus Van Sant, estrelou "Garotos de programa", um dos grandes sucessos do cineasta. Já na filmografia do italiano Dario Argento, aparece em "Suspíria". Trabalhou, ainda, com alguns dos maiores nomes do cinema alemão, como Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog e Wim Wenders.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Foi com o polêmico diretor dinamarquês Lars von Trier, porém, que Kier manteve um de suas parcerias mais férteis. Ao seu lado, encarnou personagens de "Ondas do Destino", "Dançando no Escuro", "Dogville", "Manderlay", "Melancolia" e da série "O Reino".

Tendências

A busca pelo nome dele nas últimas horas é a maior da história do termo no Google, mas chama atenção que a procura pelo alemão também esteve em alta em dezembro de 2004.

À época, ele estrelou o longa de terror "Drácula 3000 – Escuridão Infinita" ao interpretar o personagem Capitão Varna. O filme, lançado em 7 de dezembro de 2004, teve direção de Darrell Roodt.

compartilhe